Encontro celebra a primeira reunião de grupos de idosos de Caucaia

1101

A manhã desta quinta-feira (10/5) foi de muitos abraços, sorrisos, cantorias e emoção com a reunião dos 100 idosos vindos de várias regiões do município para um momento de convivência. Trata-se da conclusão da primeira etapa do Projeto Conviver, realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SDS), que foi realizado no salão do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Sede.

Participaram do encontro quatro grupos de idosos das localidades do Capuan, Sede, Sítios Novos e Planalto Caucaia. Os participantes receberam a vacinação contra H1N1 e medição de pressão.

Maria do Rosário Lima Cavalcante, gerente da pessoa idosa do município de Caucaia, acredita que “é preciso que os idosos se conheçam entre eles para concretizar a política do idoso e unificar o atendimento”. Já a facilitadora de grupos da SDS, Daniela Campelo, pontua que “é necessário fortalecer o vínculo e a identidade com arte, música, poema, partindo da participação de cada idoso, para que seja possível o entendimento do saber individual dos participantes”.

Vindo do grupo do Planalto Caucaia, seu Domingos Correia de Oliveira, 84 anos, membro do Conselho Municipal de Idosos, relata que os grupos existem para alegrar, passear e se confraternizar. “Nos dá saúde ouvir as palavras, fazer amigos, exercitar, orar, dançar, cantar e se divertir”, revela.

Para Dona Fátima, muitas coisas mudaram em sua vida após participar do grupo de idosos. “Arrumei mais amigos e amigas e sou mais feliz com isso. Passa muita felicidade para a gente. As pessoas sabem nos receber e isso traz coisas boas para nosso coração”, comenta.

Participante do grupo “Alegria de Viver”, dos Sítios Novos, José Wellington, 68 anos, destaca que o encontro é uma oportunidade de conhecimento e de conviver em experiência de grupo. “Fico muito satisfeito. Saber que tem gente que nos dar força. Por estar aqui e conhecer gente de todos os grupos”. Também dos Sítios Novos, José Oliveira Farias cantou repentes e animou a turma. “Se não existisse o grupo da terceira idade ficaria em casa me estressando e sem fazer nada”, ressalta.

Na próxima quarta-feira (16/5) será a vez dos grupo do Cras Grilo, do Cras Litoral e da Tabubinha se encontrarem. Posteriormente, os grupos de idosos do Cras da Jurema, Parque das Nações, Metrópole, Araturi e Parque Guadalajara também terão seu momento de confraternização.

O Projeto

O Projeto Conviver tem o objetivo de fortalecer o convívio e o vínculo social entre os idosos. Ao todo, são 18 grupos, representando 600 idosos assistidos pela SDS.

Festival de Cultura dos Idosos

No dia 7 de julho será celebrado no Polo de Convivência Social Francisco Gois Façanha, no Camurupim, o Festival de Cultura dos Idosos. O evento contará com exposição de artesanatos confeccionados pelos idosos e o I Festival Junino da Terceira Idade.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Rogério Ribeiro