Encontrando alternativas: Associação dos Ciganos de Caucaia e Prefeitura mobilizam ações de limpeza no açude da Catuana.

139

Na tarde desta quinta-feira (27/12), representantes da Associação de Preservação da Cultura Cigana de Caucaia – ASPRECCC e a Prefeitura de Caucaia através da Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte, realizaram, in loco, vistoria para limpeza em toda a área do açude de Catuana.  A força tarefa ficou pré-agendado para o dia 6 de janeiro de 2018.

O Sub-secretário Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte, Assis Medeiros, motivado pela preocupação do prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, com as questões ambientais, acompanhou a vistoria com o servidor Diego Conde “ Queremos parabenizar a iniciativa da associação dos ciganos que provocou este momento. A área é grande que demanda o serviço de maquinário para a realização de uma limpeza adequada. Com a colaboração de todos, a Prefeitura fazendo a sua parte e a sociedade colaborando, teremos como resultado esta área toda limpa e atrativa para o lazer” destacou Assis que sugeriu uma força tarefa envolvendo outras secretarias, a associação dos ciganos e a comunidade de Catuana.

Para a membra da diretoria da ASPRECCC, Janiele Lucino, “A associação dos Ciganos de Caucaia, está trabalhando intensamente para devolver essa área limpa e organizada para os moradores da Catuana e visitantes” disse Janiele.

 

A secretária da ASPRECCC, Renata Célia, acredita que campanha de sensibilização comunitária e educação socioambiental é fundamental para que as pessoas mudem de atitude.

De acordo com o diretor da ASPRECCC, José Eudo a comunidade deve ajuda no mutirão que vamos realizar juntamente com a prefeitura.

Ação educativa

Segundo o presidente da ASPRECCC, Rogério Ribeiro, a limpeza do açude da Catuana e de toda a área é uma vitória muito grande para a comunidade. “A ideia da ASPRECCC é fazer dessa área um cartão postal de Catuana e de Caucaia, em parceria com a prefeitura municipal e o governo do estado, transformando numa área de esporte e lazer, revitalizando e urbanizando a área, dando uma nova cara o local que se encontra em estado de total abandono. Cada um fazendo a sua parte, certamente haveremos de melhorar este e outros problemas de nossa cidade” destacou o presidente.

Serviços a serem realizados e projetos futuros

Limpeza em toda a área

Recuperação da parede do sangrador

Coleta de entulhos e resíduos

Limpeza da superfície da água do açude

Retirada de lixo, como garrafas pet, isopor, sacolas e outros objetos que flutuam.

Projeto de iluminação pública

Projeto de Calçamento (passeio)

Projeto Revitalização e urbanização da área

Campanha e ação comunitária

A ASPRECCC planeja elaborar uma campanha para uma coleta eficiente e regular, em dias contínuos ou alternados, para que todos os bairros sejam assistidos pelo serviço de limpeza pública, a Campanha “Jogando Limpo com Caucaia”. Ser cidadão é ter atitudes de cidadania, neste caso, não jogar papéis e embalagens nas ruas, promover, sensibilizar e divulgar ações socialmente responsáveis.

Uma ação que tenha como foco incentivar a sociedade a uma coleta seletiva, onde se separa o lixo seco do lixo úmido (orgânico) dentro de casa do lixo sólido, facilitando a coleta do lixo e incrementando a reciclagem dos resíduos.

A campanha é um dos passos para fazer valer a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que pretende solucionar o problema do lixo no Brasil.

Sugestões da ASPRECCC

Um trabalho de orientação, porta a porta, solicitando a parceria dos moradores e comerciantes em só coloquem o lixo nas calçadas nos dias e no horário em que passa o caminhão coletor;

Implantar o Programa Lixo Zero nos bairros;

Implantar Placas Informativas nos locais proibindo o descarte de lixo e sanções para quem descumprir;

Investimento em lixeiras e/ou contêineres nos bairros;

Implantação do Disque-Entulho (agendar o recolhimento de entulho);

Ações de educação socioambiental e fiscalização para incentivo do descarte adequado de resíduos sólidos como redução do IPTU – “IPTU LIMPO”;

Fiscalização no local, verificando e multando quem coloca o lixo fora dos dias e do horário estabelecidos.

Autor/Fotos: ASPRECCC