Encerramento do Projeto Vidas Preservadas conta com a parceria de Iguatu

696

O município de Iguatu é participante do Projeto Vidas Preservadas, lançado em abril desse ano, de iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará, em ação conjunta com os Centros de Apoio Operacionais (CAOCIDADANIA, CAOPIJ, CAOMACE e CAOCRIM) e parceiros da academia e dos movimentos sociais, a exemplo da APDMCE. O encerramento do projeto acontecerá no próximo dia 26, quando conclui suas capacitações junto aos municípios cearenses, após sete meses de atividades com diferentes públicos, trocas de experiências e aprendizados.

A atividade de encerramento será realizada no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça, das 13h30min às 17h30min, com representantes dos 43 municípios que integraram o primeiro grupo do Projeto, e contará com palestra sobre “Política pública de prevenção e posvenção do suicídio”, dinâmicas grupos e apresentação pelos municípios das minutas dos seus Planos Municipais de Prevenção e Posvenção do Suicídio. Além disso, os participantes conhecerão a experiência de Maringá no que se refere à prevenção de suicídio.

Desde maio são realizadas capacitações com os mais variados públicos (técnicos da saúde e assistência, comunicadores, psicólogos, profissionais de Segurança Pública e Guardas Municipais, por exemplo), tendo como objetivo principal promover uma abordagem intersetorial da temática e traçar estratégias de atuação pela prevenção do suicídio.

O encerramento das atividades de capacitação dá início à outra etapa nos municípios: a de execução dos planos de ação elaborados durante o projeto, de forma a inserir o tema na ordem do dia e tratá-lo a partir de políticas públicas adequadas.

 Autor: Da redação com Ascom/Foto: Divulgação