Em Várzea Alegre: Grevistas de Iguatu-CE participam de ato unificado

1291

O comando de greve de Iguatu-CE, não se entrega e intensifica as articulações, na manhã desta quarta-feira (05/08), foi intensa, além da visita com o presbítero, uma comissão do Comando esteve em Várzea Alegre atendendo o chamamento da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce), sindicatos da região do Ceará que foram convocados pela CUT, onde mais de 40 sindicatos representando diversas cidades do Ceará e vários servidores participaram do ato de unificação em Várzea Alegre.

varzea 3

Centenas de servidores municipais em greve reuniram-se em Várzea Alegre, para um ato público de protesto, os grevistas promoveram uma caminhada pelas principais ruas da cidade. Estiveram presentes apoiando o ato unificado, servidores de diversos municípios: Brejo Santo, Catarina, Caucáia, Iguatu, Itapipoca e Quixada.

Os discursos inflamados dos grevistas demonstram que a situação interna vivida em seus órgãos está a cada dia insustentável, manifestaram-se publicamente suas insatisfações.

Para o educador social e do comando de greve de Iguatu, Pablo Neves, a greve tende a se fortalecer ainda mais, por estar sendo gestada pelos servidores, entidades e sindicatos. “Estamos sendo solidários a greve dos servidores de Várzea Alegre que hoje completa 50 dias onde na oportunidade apresentamos as nossas pautas”

Oferecemos apoio para que todos, incluindo aqueles que ocupam cargos de direção ou chefias, e que desejam participar do movimento, também possam suspender suas atividades, aumentando a pressão sobre o Governo Municipal e auxiliando a greve a resolver-se o mais rapidamente possível.

Iguatu/Insalubridade

O governo municipal de Iguatu-Ce apresentou sua proposta como sendo definitiva nos percentual de 5%, 10% e 20%, com o argumento de que a insalubridade, onde o percentual reivindicado é de 10%, 20% e 30%, não têm como a gestão municipal atender.

Greve em Várzea Alegre

varzea 4

Organizado pelos Comandos das categorias em greve, o objetivo do encontro era fortalecer a unificação na luta e intensificar o movimento e esse foi o tom que norteou as falas dos participantes.

Em greve há 50 dias, os servidores de Várzea Alegre que reivindicam em uma de suas pautas, um direito constitucional: o pagamento do salário mínimo. Cerca de 250 pessoas trabalham para a Prefeitura recebendo menos do que a remuneração básica fixada por Lei Federal, que atualmente é de R$ 788.

O ato unificado entre os servidores de Iguatu e Regiões e os servidores municipais de Várzea Alegre deve ser um primeiro passo para uma luta verdadeiramente unificada. Vale lembra que o comando de greve de Iguatu também fez ato de unificação com os servidores federais do INSS, em Iguatu.

Em liminar TRT/CE da 7ª Região estipula multa para a prefeitura de Várzea Alegre

Proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 7ª Região, a liminar determina que o Município de Várzea Alegre, abstenha-se de proceder qualquer desconto em folha de pagamento dos servidores grevistas. A Prefeitura tem cinco dias úteis para normalizar os pagamentos. Caso descumpra a decisão, a gestão municipal pagará multa diária de R$ 20 mil, a ser revertida em favor do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

varzea 5

Salários garantindo

Os servidores em greve no Município de Várzea Alegre estão com os seus salários garantidos. A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce) conseguiu uma medida liminar que assegura o pagamento integral dos vencimentos. A ação judicial foi solicitada após a Prefeitura cortar o ponto dos trabalhadores que aderiram à paralisação

 

Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Divulgação