Em Várzea Alegre equipe Multidisciplinar vem promovendo a inclusão escolar

772

Neste sábado, 19 e terça-feira, 22 de maio, a Secretaria Municipal de Educação de Várzea Alegre, dentro da política de inclusão educacional, realizou avaliação de 65 crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem e de convivência social. Os laudos saem na próxima semana.

Esse trabalho foi realizado pelo médico Thiago Macedo – Psiquiatra Infantil da cidade de Juazeiro do Norte. Ele foi contratado pela Prefeitura de Várzea Alegre para avaliar as crianças após atuação da equipe multidisciplinar da secretaria de Educação.

Segundo Maria Costa – coordenadora da equipe Multidisciplinar, em setembro de 2017, após a identificação de 122 crianças com dificuldades de aprendizagem e de convivência social, as informações foram apresentadas ao prefeito Zé Helder (MDB), ao secretário de Educação Paulo Danúbio, ao coordenador Pedagógico Dagoberto Diniz, ao secretário de Saúde, Ivo Leal, e à primeira-dama Sônia Fortaleza.

A primeira-dama Sônia Fortaleza entendeu que era importante formalizar a equipe multidisciplinar para atuar na Secretaria de Educação. Maria Costa informou que a equipe é formada por Paulo Costa – Psicólogo, Rosânia de Sousa e Amélia Costa – Psicopedagogas, Bruna Romão – Assistente Social e Rita Leal – Pedagoga. Esse time visita as escolas, identifica suas necessidades, faz o trabalho de intervenção e os devidos encaminhamentos e acompanhamentos.

Maria Costa pontuou que dos 184 municípios do Ceará, apenas dez possuem equipes multidisciplinares desempenhando papel fundamental na inclusão escolar e social.

 Números

A equipe Multidisciplinar atende desde setembro do ano passado, 122 crianças com deficiência que estão matriculadas no ensino regular e que são acompanhadas diretamente em sala de cuidadores e mediadores, somando 53 profissionais.

No contraturno escolar essas crianças são atendidas com AEE – Atendimento Educacional Especializado. São 12 salas do AEE em todo o município, respectivamente em 12 escolas da sede e da zona rural.

Esse número de 122 duas crianças que já recebem atenção especial da secretaria de Educação poderá aumentar com os resultados dessas 65 avaliações.

Autor; Da redação com Ascom/Foto: Augusto César