Em Roraima equipamento de hemodinâmica esta parado há sete anos

978

O aparelho estava armazenado em um depósito desde 2008 e agora está sendo preparado para finalmente ser utilizado com exames para a população.
Procedimentos médicos e cirúrgicos como angioplastia, cateterismo e implante de marca-passos, passarão a contar com mais uma ferramenta na rede pública estadual de Saúde de Roraima. O CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem) receberá nos próximos meses um equipamento de hemodinâmica, utilizado para a realização dos procedimentos. O aparelho, que ainda encontra-se embalado, estava armazenado em um depósito da DSG (Divisão de Serviços Gerais), desde a data da aquisição, no ano de 2008.

A diretora do CDI, Fátima de Jesus, informou que o equipamento de hemodinâmica utilizado atualmente, está em funcionamento há 21 anos. Ela ressaltou que apesar do tempo de uso, o aparelho é o único disponível em todo o estado. “Além da nossa demanda, atendemos pacientes dos hospitais particulares e até mesmo de Manaus [AM] e dos países vizinhos. Realizamos cerca de 70 cateterismos por mês, entre cardíacos, vasculares, renais e neurológicos.”, explicou.

Segundo Fátima, devido ao tempo de utilização do aparelho de hemodinâmica, o Governo do Estado adquiriu um novo em 2008, porém, devido a mudanças de gestão, nunca chegou a ser instalado. “Na época em que foi comprado, ele era o mais moderno que existia. Como passou sete anos parado, alguns ajustes serão necessários. Algumas peças necessitam de manutenção e o software precisa de atualização”, detalhou.
Para receber o equipamento de hemodinâmica, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) iniciou uma obra de adaptação em uma das salas do CDI. “Estamos preparando toda a estrutura, pois o equipamento é grande. Também iremos reforçar a rede elétrica para que não ocorram problemas durante a utilização”, frisou.
HEMODINÂMICA – A hemodinâmica é responsável pelo estudo dos movimentos e pressões da circulação sanguínea. O estudo consiste na introdução de um cateter, que é um pequeno tubo, pela artéria, em geral próximo à virilha do paciente (artéria femoral) ou pelo punho (artéria radial), por onde é injetado o contraste que possibilita a visualização das partes internas através de um aparelho específico de raios-X, o aparelho de hemodinâmica. O termo também é comumente usado para designar a sala ou setor onde ficam os equipamentos. Os exames mais conhecidos no serviço são cateterismo e angioplastia.
Autor: Ascom/RR/Foto: Neto Figueiredo