Em Iguatu: Projeto Com.Domínio Digital simula entrevista de emprego para jovens que se preparam para o mercado de trabalho.

1072

Tendo como meta atender jovens, entre 17 e 24 anos, oriundos do Ensino Médio (já concluído ou em conclusão este ano). 

A qualificação profissional nos dias atuais é um diferencial fundamental no momento de buscar e se candidatar a uma oportunidade de trabalho, e quando falamos em qualificação, falamos em conhecimento. Em outras palavras, é aquele profissional que saberá o que fazer dentro da empresa, ou seja, deve chegar pronto e preparado para atuar diretamente na função para que foi contratado.

projeto digitalO coordenador da EEM Governador Adauto Bezerra, Francisco Rocha, explicou “O Projeto é uma realização do Instituto Aliança, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), e apresenta uma proposta inovadora de educação profissional com inserção de jovens no mercado formal das novas tecnologias da informação e comunicação”.

As educadoras Katia Macedo e Neriene Mendonça estão à frente do projeto destacaram a importância do projeto para o jovem de Iguatu e região.

Simulação

DSCN3710O Projeto contempla em uma de suas etapas uma simulação de uma entrevista de emprego que visa preparar o jovem para esse momento tão temido para eles que buscam garantir uma vaga. Além de proporciona uma experiência de como seria na pratica essa entrevista, com personagens da vida real, o projeto conta com a parceria de empresários e gerente de empresas locais como Guanabara, Senac, para a simulação das entrevistas individuais, onde cada aluno leva seu currículo e se prepara, de modo a ser analisado desde o visual até o desempenho no decorrer da entrevista, ao final o entrevistador/parceiro dá um feedback da avaliação do desempenho ao aluno.

A turma também é submetida a vivências e dinâmicas de grupo com uma psicóloga que facilita os processos grupais que favorecem o jovem o autoconhecimento e relacionamento interpessoal, bem como a importância de se trabalhar em grupo, valorizando a coletividade.

DSCN3714

A psicóloga Renata Célia Oliveira que participa do projeto, como parceira voluntaria há três anos, é responsável pelo momento da dinâmica de grupo e descreve o momento como “uma rica oportunidade de preparar o jovem inexperiente para vivências cotidianas que poderão ser de grande relevância e o diferencial na conquista da vaga de emprego” esclareceu.

O projeto

O Projeto Com. Domínio Digital é uma formação de jovens protagonistas para o mercado de trabalho. O mesmo funciona no núcleo da EEM Governador Adauto Bezerra, sob a direção de Delson Vieira da Silva, sendo distribuídas as turmas nos horários manhã e noite atendendo a 100 jovens.

No Projeto são trabalhadas três áreas: DPS: Desenvolvimento Pessoal e Social; TIC: Tecnologia da Informação e Comunicação; CRT: Contexto das Relações de Trabalho. Ao final da formação o jovem é certificado com 500h/a.

O Projeto Com. Domínio Digital foi desenvolvido pela primeira vez em 2005 como um projeto piloto em Iguatu e a experiência exitosa fez como que em 2008 retomasse e esse ano completa 10 anos de projeto. É desenvolvido com a metodologia do Instituto Aliança que tem as parcerias da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e na cidade de Iguatu, conta com os parceiros CREDE 16 e EEM Governador Adauto Bezerra.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro