Em Caucaia audiências recomeçam dia 16; serão oito encontros ao todo.

211

Entre os próximos dias 16 e 19 de janeiro, serão realizadas em diversas regiões do município audiências públicas para debater o Plano Diretor Participativo (PDP) de Caucaia. Os encontros irão possibilitar a participação popular nas discussões para definir os rumos do município.

As duas primeiras audiências serão realizadas no dia 16 de janeiro. No período da manhã, o encontro será no Grêmio Recreativo de Caucaia, e no período da tarde no Cras Guadalajara. Os outros encontros serão realizados nas localidades de Sítios Novos, Catuana, Bom Princípio, Tucunduba, Matões e Taquara.

O PDP define as tendências locais para as próximas duas décadas. Datado de 2001, o atual Plano Diretor abrange somente a área urbana de Caucaia. Já o novo documento contempla todo o município, indicando onde é possível construir, quais áreas precisam e vão ser preservadas, de qual forma indústria e comércio devem funcionar etc.

Construções já consolidadas serão preservadas e não serão afetadas pelas novas leis. “O Plano Diretor mudará os parâmetros urbanísticos de Caucaia, possibilitando áreas de construções de acordo com diretrizes. Todo o município terá parâmetros, inclusive a zona rural. O PDP ajudará no desenvolvimento responsável e pleno de Caucaia”, explica o secretário municipal de Planejamento Urbano e Ambiental, Francisco Caminha.

O Plano é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes. Caucaia tem cerca de 362 mil moradores e é o segundo maior centro urbano do Ceará. A previsão é que o PDP seja enviado para apreciação e votação na Câmara Municipal de Caucaia no mês de fevereiro.

Segue abaixo calendário de realização das audiências:

16 de janeiro de 2018
Horário: 9 horas
Local: Grêmio Recreativo de Caucaia
Endereço: rua José da Rocha Sales, 194, bairro Açude

Horário: 15 horas
Local: Cras Guadalajara
Endereço: rua Acapulco, 706, Guadalajara

17 de janeiro de 2018
Horário: 9 horas
Local: EEIEF Alice Moreira de Oliveira
Endereço: rua Henrique Martins, 260, Sítios Novos

Horário: 15 horas
Local: EEIEF Plácido Monteiro Gondim
Endereço: BR-222, Km 40, Catuana.

18 de janeiro de 2018
Horário: 9 horas
Local: EEIEF Aluizio Pereira Lima
Endereço: BR-020, Brasília, Bom Princípio

Horário: 15 horas
Local: EEIEF Júlio de Castro e Silva
Endereço: Fazenda Ipu, Tucunduba

19 de janeiro de 2018
Horário: 9 horas
Local: EEIEF Paulo Ferreira da Rocha
Endereço: Rua Boa Esperança, s/n, Guararu, Matões

Horário: 15 horas
Local: EEIEF Maria de Lourdes Rocha
Endereço: Rua da Igreja, 614, Mirambé, Taquara

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Reprodução