Em Caucaia audiências permitirão que população sugira medidas ao Plano de Mobilidade Urbana

84

Após aplicar pesquisas domiciliares em diversos bairros de Caucaia (FOTO) e realizar blitze de captação de informações de condutores nas principais vias do município, a Prefeitura entra numa nova fase da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) da cidade.

Nos próximos meses, caucaienses e entidades da sociedade civil poderão sugerir medidas ao documento. Audiências públicas serão realizadas em diversas localidades. Os encontros serão marcados pela apresentação dos dados coletados nas pesquisas e blitze e por debates.

Técnicos proporão medidas de melhoramento da política de mobilidade urbana de Caucaia, que até hoje nunca implementou um PMU. Para entrar em vigor, o documento precisará ainda ser analisado, discutido e aprovado pelos vereadores, tanto nas comissões técnicas quanto em plenário.

“Os dados que coletamos entre setembro e dezembro do ano passado já vinham sendo analisados e vão continuar sendo, para gerarmos um diagnóstico. Esse relatório geral com algumas ideias vai pras audiências. Com as propostas e ideias da população, a gente altera e encaminha pra Câmara”, detalha Lucas Caldas, engenheiro civil que coordenou as pesquisas e blitze.

Além de ser obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes (conforme estabelece a Lei Federal nº 12.857, ao instituir as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana), o PMU é exigido também pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

É com financiamento CAF que a Prefeitura executa desde junho do ano passado o Avança Caucaia, maior programa de infraestrutura integrada da história do município e um dos maiores do Ceará. Estão sendo investidos mais de R$ 320 milhões em diversos projetos. Quase 70% desse recurso é destinado a obras e ações de mobilidade.

“As pesquisas e as blitze foram muito importantes porque vão nos revelar como as pessoas se deslocam em Caucaia. Vamos saber se vão de ônibus, de carro, a pé, de bicicleta etc, e para onde vão. De posse dessas informações, inúmeros projetos podem ser implementados. O PMU é um instrumento valioso pra gestão definir os rumos de mobilidade que quer para o município nos próximos anos”, pontua o coordenador-geral do Avança Caucaia, Fábio Mota.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom