Em Caucaia, alunos de 127 escolas municipais começam a ser avaliados.

85

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza entre esta segunda-feira (11/3) a próxima quarta-feira (13/3) avaliação diagnóstica com todos os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Ao todo, 127 escolas têm turmas do primeiro ao nono ano.

As avaliações compreendem as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa e têm como objetivo verificar as competências e habilidades dos estudantes em cada série e em cada região caucaiense: Sede, Praia, Garrote, Jurema BR-020 e BR-222.

A partir dos resultados, o Centro Municipal de Formação e Avaliação Terezinha Costa Lima (Cemfa) poderá promover a formação dos educadores com foco nas áreas de maior dificuldade, intervindo onde for necessário para garantir a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

“A intenção é realizarmos sistematicamente essas avaliações para, ao longo do ano letivo, aferirmos os avanços e reelaborarmos as formações, de forma que, a cada ano do Ensino Fundamental, o aluno tenha garantido seu direito à aprendizagem”, afirma a diretora do Cemfa, Cida Pacobahyba.

Para ela, além de alavancar a qualidade do ensino, a aplicação das avaliações também é uma forma de preparar os jovens para outras provas, como a do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) e o Aprova Brasil. “Se o aluno tem o domínio do conteúdo e está habituado a realizar avaliações, os bons resultados serão consequência”, finaliza.

Autor:  Da redação com ascom/Foto: ascom