Em Brasília, deputada Cida Ramos dialoga sobre participação das mulheres nos espaços de poder.

222

A deputada estadual paraibana, Cida Ramos (PSB/PB) participou, nesta sexta-feira (31/5), do Seminário de Mulheres Socialistas, promovido pela Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O evento que tem como objetivo promover a formação política, teve início no dia de 30 de maio e se estende até o próximo dia 02 de junho, em Brasília (DF). O encontro conta com a participação das oito deputadas estaduais do partido, além de secretárias estaduais e coordenadoras regionais de mulheres do PSB.

A socialista integrou uma das principais mesas do evento, e discutiu sobre os desafios da inserção das mulheres nos espaços de poder. “Apesar dos avanços promovidos pelos governos de esquerda no Brasil, nos últimos anos, vivemos agora um grave desmonte das conquistas e direitos alcançados, no que diz respeito a igualdade entre os gêneros. Infelizmente, constatamos que apesar das mulheres serem a maioria na base da organização de movimentos sociais, elas ainda são minoria nos cargos políticos e também na participação de partidos”, elucidou a deputada.

Cida Ramos ainda reforçou que é papel do Estado e dos governos, nas suas diferentes esferas, atuarem na transformação das estruturas institucionais que ainda reproduzem e reafirmam a desigualdade. “Precisamos compreender que medidas legislativas, como cotas de participação nos processos eleitorais, são fundamentais para garantir o acesso das mulheres aos postos de decisão. Ao contrário do que vem sendo proposto pelo Governo Federal, nós, mulheres socialistas, acreditamos que é preciso, mais do que nunca, fortalecer Secretarias Estaduais e Municipais que tratam das políticas públicas para as mulheres. Precisamos propiciar um modelo de gestão que traga, em sua concepção, a defesa da autonomia das mulheres”, finalizou.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom