Em Boa Vista cachorro vigia Judas no Sábado de Aleluia

440

  Na manhã deste sábado, já se espalham imagens de bonecos (Judas) na cidade.

A malhação, na verdade, começou a partir da noite de ontem, quando os “Judas” são velados em meio a deboches e piadas sobre tal personagem.

Neste sábado de Aleluia, a programação abre com brincadeiras para crianças e música para todos, até os bonecos serem destruídos pela população. 

Sábado de Aleluia. Dia da Malhação de Judas (ou Queima de Judas). É uma tradição dos católicos neste período da Semana Santa, e consiste em surrar um boneco do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos ou jornais, pelas ruas de um bairro e atear fogo a ele, normalmente ao meio dia.

No bairro Caimbé, na avenida Nossa Senhora de Nazaré próximo ao estádio Tancredão., moradores fixaram o boneco do Judas no canteiro central da referida avenida, o curioso é a presença de um cachorro vigiando o boneco.

A história

Cada país realiza a tradição de um modo, alguns queimam os bonecos em frente a cemitérios ou perto de igrejas. No Brasil é comum enfeitar o boneco com máscaras ou placas com o nome de políticos, técnicos de futebol ou mesmo personalidades que não são bem aceitas pelo povo.

Autor/fotos: William Albuquerque