EDUCAÇÃO – Merendeiras participam de treinamento sobre novo cardápio escolar

2349

11-09-2013 Curso para as Merendeiras Foto Fenando T (7)Oferecer uma merenda que atenda todas as exigências nutricionais e contribua para o desenvolvimento das crianças é uma meta da atual administração. O cardápio da merenda escolar está sendo reformulado. Com acompanhamento nutricional serão inseridos alimentos enriquecidos com proteínas.  Para o preparo dos novos pratos as merendeiras que atuam nas escolas municipais estão participando de um treinamento.

No curso elas aprendem noções de higiene, segurança no trabalho, correta manipulação de alimentos e o manuseio dos ingredientes. A prática no preparo de pratos quentes, frios, molhos, sopas, massas e outras refeições que fazem parte das ações desenvolvidas. “O cardápio foi elaborado para atender as necessidades nutricionais de cada faixa etária As refeições serão mais saborosas e coloridas com saladas, peixes e bolos nutritivos como de abacaxi e maçã. A inclusão dos sucos de frutas regionais também tem prioridade”, disse Carolina Martins, nutricionista.

Já foram capacitadas as merendeiras das Casas Mãe, escolas Rurais e Indígenas. A partir desta terça-feira (01), o curso será ministrado às merendeiras das escolas da zona urbana. “A merenda escolar é uma prioridade da prefeita Teresa Surita que exige muita qualidade no que é servido às crianças. Este ano estamos mudando o cardápio. Mas a nossa idéia é fazer atualizações constantemente para agradar o paladar das crianças”, disse o secretário municipal de Educação, Rodrigo Jucá.

Para a merendeira Marinete Silva Dias, que trabalha na Casa Mãe do bairro Alvorada, o curso destacou a responsabilidade de preparar uma alimentação saudável para as crianças. “Muitas dessas crianças só conseguem se alimentar bem por causa das refeições que são oferecidas na Casas. Então, devemos cuidar delas com carinho e atenção”, afirmou.

Da redação