Educação Ambiental – População é convocada a cuidar de Boa Vista

511

A educação ambiental é uma das principais frentes de trabalhos da atual gestão da prefeita Teresa Surita. O objetivo é sensibilizar cada cidadão sobre a importância de manter a cidade limpa, envolvendo principalmente a participação das crianças como multiplicadoras dessas informações.

Para chamar a atenção deste público, a Prefeitura recorreu a personagens da TV. Maria Joaquina e Cirilo, da novela Carrossel, fazem parte da campanha que orienta sobre os cuidados com o lixo. Outro personagem que integra este grande trabalho em prol do meio ambiental é o Zé Limpinho, amigo da cidade e da natureza.

“Investir na educação ambiental é fundamental para termos uma cidade mais limpa, organizada e saudável. Queremos despertar nas pessoas a consciência de que cuidar da cidade é responsabilidade de cada um de nós. Todos devem fazer sua parte e nos ajudar a manter Boa Vista limpa”, afirmou a prefeita Teresa Surita.

Uma grande ação voltada aos resíduos sólidos está sendo articulada. A proposta inclui a implantação de uma usina na Cooperativa Unirenda, que vai beneficiar a coleta seletiva de plásticos duros e garrafas pet, considerados os resíduos mais volumosos, poluentes e que demoram mais tempo na natureza.

A intenção é fazer com que as próprias pessoas entreguem este tipo de lixo em pontos de coleta que serão instalados em locais estratégicos da cidade, contribuindo para aumentar o tempo de vida útil do aterro sanitário.

 

O aterro sanitário também está passando por várias adequações emergenciais. A Prefeitura viabiliza outra área para a construção de um novo aterro, que atenderá todas as especificações técnicas de solo e recursos hídricos. “Estamos buscando outra área para iniciar a construção de um novo aterro para atender os novos padrões da legislação pertinentes a esses espaços, contribuindo para a redução dos impactos ambientais e uma melhor gestão dos resíduos sólidos”, disse o secretário municipal de Gestão Ambiental, Aldemar Marinho.

Limpeza é saúde

A Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas (SMGA) trabalha no monitoramento das áreas verdes, fiscalização de terrenos baldios, retirada das galhadas nas ruas para acabar com acúmulo indevido de lixo na capital. Cerca de 800 pessoas atuam diretamente na limpeza geral da cidade, realizando desde a coleta de lixo domiciliar até capina e varrição de rua. Para a coleta de lixo, a SMGA conta com 14 caminhões.

O lixo que ficou por três meses acumulado na cidade foi retirado pelas equipes da Prefeitura, em uma ação emergencial que começou em janeiro e foi concluída em maio. Ao todo, foram recolhidas da cidade mais de 108 mil toneladas de entulhos e galhadas.

O esforço agora é manter Boa Vista limpa e combater o acumulo indevido de lixo em ruas e avenidas. Por isso, quem for flagrado jogando entulhos e galhadas nas ruas da cidade será notificado e poderá pagar uma multa no valor de R$ 210.

 

As ações de notificação envolvem o trabalho de conscientização dos munícipes. “É possível promover a conscientização nos cidadãos boa-vistenses, para que percebam a importância de cuidar da cidade e preservá-la limpa. Por isso, primeiro notificamos verbalmente, orientamos e conscientizamos, para depois multar”, ressaltou a prefeita.

 

Outra ação importante executada pela Secretaria, que ajuda na organização da cidade e na garantia do bem estar da população, é a fiscalização nas Áreas de Preservação Permanente (APP), combate à poluição sonora, posse de animais silvestres e poluição atmosférica. De janeiro a junho, foram aplicadas 295 multas referentes às infrações relacionadas à poluição e invasão das APP´s.

 

Bosque dos Papagaios – Importante estrutura de educação ambiental da Prefeitura, o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios possui 10 hectares de extensão, com trilhas, sala verde (local para palestras) e estrutura para receber espécimes oriundas do tráfico de animais silvestres. O Bosque é aberto ao público. A entrada é gratuita e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 14h às 18h, e aos sábados e domingos de 14h às 18h

Secom: PMBV