Educa Mais Brasil pode ser alternativa para não aprovados

743

educa maisNo Pará o programa já beneficiou 1.774 pessoas

Quem não foi aprovado na primeira chamada do Programa Universidade Para Todos (ProUni) têm uma série de motivos para não se desanimar. Um deles é o Educa Mais Brasil, programa de inclusão educacional que financia, parcialmente, a mensalidade de estudantes em Instituições de Ensino Superior (IES) particulares, sem a necessidade de ressarcimento do dinheiro. O programa já atua há uma década no Brasil. Mais de 200 mil alunos foram aprovados, cerca de 120 mil vagas de bolsas de estudo foram concedidas. No Pará o programa já beneficiou 1.774 pessoas.

Assim como o ProUni, o Educa Mais Brasil possibilita que estudantes de baixa renda possam ingressar em uma IES através de bolsas de estudo. A diferença é que o programa do governo gederal oferece bolsas apenas para graduação. Já o Educa Mais Brasil disponibiliza vagas também para pós-graduação, cursos técnicos e educação básica nas modalidades presencial e a distância, o que permite aos bolsistas maior flexibilidade na busca de melhor qualificação profissional.

O programa tem parceria com mais de 4.700 instituições – entre universidades, centros universitários, faculdades, colégios e escolas técnicas – que disponibilizam bolsas de até 50% para cursos de graduação, pós-graduação, ensino básico e cursos técnicos presenciais. Para cursos à distância (EAD) o valor da bolsa varia entre 30% e 45%. “Não poder pagar 100% do valor da mensalidade é o principal critério para concorrer a uma das vagas disponíveis” explica Andréia Torres, diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil.

A inscrição para o Educa Mais Brasil é feita exclusivamente através do site, onde o candidato pode escolher para qual instituição deseja concorrer a bolsa entre as mais de 700 faculdades parceiras em todo o Brasil. O programa utiliza a nota do Enem para critério de desempate, apenas. Os candidatos precisam comprovar que não possuem condições financeiras de arcar com as mensalidades integrais e, no caso de graduação, estar há pelo menos 6 meses sem estudar. Caso seja contemplado pelo programa, o estudante receberá sua carta de aprovação por e-mail. Ao ser aprovado no vestibular (no caso da graduação), ele precisa imprimir a carta e apresentar na IES para garantir a bolsa.

As vagas são limitadas e o processo de aprovação ocorre enquanto houver vestibular nas instituições parceiras. Mais informações sobre o Educa Mais Brasil estão disponíveis no site (http://www.educamaisbrasil.com.br/) ou através da central de atendimento nos telefones 0800 724 7202/ 0800 724 7775.