DOPES apresenta resultado de prisões e apreensões da DRE e DDIJ

1010

_Delegado A Delegacia Geral de Policia (DG), por meio do diretor do Departamento de Operações Especiais (DOPES), Márcio Amorim, apresentou na manhã desta segunda-feira, 12, o resultado da ação de duas delegacias especializadas que culminou na prisão de três pessoas por tráfico de drogas e a apreensão de um quilo de cocaína. E, também o cumprimento de todos os mandados de busca e apreensão que tinham pendentes na Delegacia de Defesa da Infância e Juventude (DDIJ).

O delegado explica que foram duas ações isoladas. A primeira realizada pela equipe de investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), que desencadeou na última sexta-feira, 09, uma operação com intuito de dar cumprimento a mandados de prisões preventivas e, buscas e apreensão expedidas pela 2ª vara criminal. Três pessoas foram presas, sendo uma em flagrante, com apreensão de aproximadamente um quilo de cocaína apreendidos.

As prisões preventivas foram em desfavor de Elizabeth da Conceição Pereira, apelidada de “Betinha”, 33 e Abmael de Souza Silva, 34. Os dois são apontados pelas investigações como distribuidores de drogas no bairro Francisco Caetano Filho, conhecido por “Beiral”.

Essas prisões, segundo o diretor, foram desencadeadas a partir de outra ação da DRE ocorrida no mês de junho, quando foi presa Bianca Lima de Sousa, 24, por tráfico de droga. Os trabalhos apontaram que Bianca de Sousa seria “avião” de uma pessoa investigada por tráfico de drogas, que foi inicialmente o primeiro alvo dos policiais.

Como naquela oportunidade os policiais não conseguiram prender a principal suspeita, as investigações continuaram e o delegado da DRE representou junto a Justiça Criminal pelo pedido da prisão que foi acolhido pelo Ministério Público e decretada pela 2ª Vara Criminal.

A mulher foi indiciada por tráfico e associação para o tráfico e encaminhada ao Presídio Feminino de Boa Vista. O mandado de prisão contra Abmael Silva foi cumprido na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, onde ele já estava recolhido por crime previsto na Lei Maria da Penha.

O diretor disse também que com base em denúncias, confirmadas após monitoramento de suspeitos, o Setor de Operações da DRE constatou a existência de uma “boca de fumo” numa residência localizada no Bairro Raiar do Sol.

Durante a busca e apreensão autorizada pela Justiça, foi apreendido no local um quilo de pasta base de cocaína acondicionado em uma garrafa térmica e um recipiente de cano PVC de 100 mm, ambos enterrados no quintal da residência, onde foi presa em flagrante Jackelene Brandão dos Santos, 35.

O delegado da DRE, Fernando Bruno enfatizou que a equipe da Delegacia Especializada realiza um trabalho de qualificação das prisões, com o objetivo de atingir o núcleo financeiro do tráfico de drogas.

“É um trabalho complexo, mas para realiza-lo contamos com o apoio do delegado geral Fernando Olegário e do diretor do DOPES, Márcio Amorim”, disse.

DDIJ – Márcio Amorim destacou que de janeiro a agosto deste ano, a equipe do Setor de Operações da Delegacia de Defesa da Infância e Juventude (DDIJ), cumpriu 43 mandados de busca e apreensão e “zerou” o número de mandados que tinham pendentes na unidade especializada.

Os trabalhos, segundo o diretor, focaram na apreensão de adolescentes evadidos do Centro Sócio Educativo (CSE) e de adolescentes infratores que tiveram a busca e apreensão decretada pela Justiça.

O diretor destacou que destas 43 apreensões de adolescentes infratores, seis deles estavam envolvidos em crimes que causaram repercussão em Boa Vista. É o caso de um adolescente de 16 anos que estuprou, matou e jogou o corpo da vítima em um poço, um garoto de 12 anos, no bairro Senador Hélio Campos.

Outro caso destacado foi o de um adolescente que já havia matado três pessoas com requinte de crueldade. Um dos crimes a vítima foi morta a golpes de enxadeco, que ficou cravado em sua cabeça. O caso aconteceu no bairro Cauamé. Este adolescente tem também passagens na Polícia por crimes de roubo.

O diretor destacou também outra apreensão de um adolescente de 17 anos acusado de crimes de tentativa de homicídio, roubo e furto e é considerado de “alta periculosidade”.

Outro adolescente apreendido, de 17 anos de idade teve participação em homicídio ocorrido recentemente em Boa Vista dentro de uma igreja evangélica, no bairro senador Hélio Campos. Este adolescente tem passagens na Polícia pelo Estado do Maranhão e Alto Garças, no Mato Grosso, todos por crimes de homicídio.

Ascom:SESP-RR