Dia do Caju: Secretaria de Turismo e Cultura de Caucaia participa de comemoração

134

A Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setur), esteve presente em uma das mais tradicionais e fortes celebrações do Ceará: o Dia do Caju, realizado no Museu do Caju (bairro Guadalajara), no último domingo (12/11). A celebração marca a grande importância da fruta no estado, maior produtor no Brasil, e contou passeio ciclístico e uma exposição. A data comemorativa foi formalizada pela Lei n° 271/2011.

Para o titular da pasta, coronel Paulo Guerra, incentivar atividades que valorizem e cultivem a história e a riqueza da cultura local é prioridade em sua pasta. “Nossa equipe estimula e apoia a manifestação cultural no município. O caju e toda estrutura do museu não poderiam ficar de fora”, destaca o secretário.

Para marcar a data, duzentos ciclistas saíram em passeio de Fortaleza ao Museu em Caucaia. Foi o “VI Caju Bike”, que levou os adeptos do ciclismo a cultura da feira do Caju. Um trem da alegria também animou o público presente de mais de 400 pessoas.

 

Outra atração foi o projeto “Meu Caju, meu Cajueiro” que reúne uma exposição com mais de 500 peças, incluindo quadros e curiosidades da fruta, além de ações culturais e oficinas. Também foram distribuídas mudas de caju anão para o público presente. O projeto segue até maio de 2018.

Há dez anos o Museu do Caju abriga a história e os sabores do caju. Na oportunidade, atrações regionais de música se apresentaram, além da degustação com a culinária feita com caju, como hambúrguer com carne da fruta, bebidas, doces, caldo etc.

SERVIÇO

MUSEU DO CAJU

Onde: rua San Diego, nº 33 – Parque Guadalajara.

Horários de visitação: de terça a domingo, das 8h às 17h (necessário agendamento prévio).

Classificação indicativa: livre.

Outras informações: (85) 3237 2687 / 98835 9915 / museudocaju@yahoo.com.br

Autor: Da redação com Ascom/Fotos: Rogério Ribeiro