Dia da Independência: Prefeito Zé Helder destaca melhorias na educação

180

A Secretaria de Educação de Várzea Alegre, envolveu cerca de 20 escolas da rede de ensino, somando mais de 2500 estudantes, mais professores, diretores e coordenadores escolares para o desfile cívico de 7 de setembro, nesta manhã de sábado.

O desfile ainda teve participação da Polícia Militar, Maçonaria, Lions, Corpo de Bombeiros Civil, entre outras organizações com atuação no município. O desfile teve início por volta das 08h, saindo da Escola Dr. Pedro Sátiro e com encerramento em frente à igreja matriz de São Raimundo Nonato.

Houve hasteamento de bandeiras no Paço Municipal Prefeito Francisco Correia Lima (Dr. Hamilton), sendo a bandeira do Brasil hasteada pelo prefeito Zé Helder (MDB), a do Ceará pelo Major da Polícia Militar, Fábio Érick – Comandante da 3ª CIA do 10º Batalhão de Polícia Militar de Várzea Alegre, e a bandeira do município foi hasteado por José Dener – Presidente da Câmara Municipal de Vereadores.

O desfile foi prestigiado pelas autoridades que acompanharam a passagem das escolas num palanque montado em frente à prefeitura e por populares que se aglomeraram nas calçadas. Entre as autoridades estavam o prefeito Zé Helder, o presidente da Câmara de Vereadores, José Dener e os vereadores Antônio Gregório, Dedé da Topic, Kleiton do Bar e Professora Dedê, o secretário de Educação, Antônio Fernandes, a rainha do município Iana Gizely e o cabo da PM, Neumano Rodrigues, O prefeito Zé Helder falou que o Dia da Independência deve ser celebrado, mas também devemos avaliar se de fato estamos contribuindo para a independência.

O prefeito pontuou que a independência não se dá sem investimentos na educação e que seu governo tem priorizado a educação com escola de tempo integral e projetos sociais nas escolas. Ele citou também, que de sete escolas nota 10 no Spaece, na CREDE 17, quatro são de Várzea Alegre. O prefeito comentou que, ao deixar a gestão em 2012, a colocação de Várzea Alegre no ranking da educação era 54ª. A gestão que assumiu a partir de 2013, deixou o município na 174ª colocação.

Nos dois anos, 2017 e 2018, de acordo com o prefeito, já nessa sua terceira gestão, Várzea Alegre melhorou os indicadores educacionais, se aproximando dos cem municípios mais bem colocados. Esses resultados virão em 2020 com a avaliação de 2019, O Major Érick destacou a independência do Brasil ao romper com Portugal e como nação livre se destaca no cenário mundial. “Façamos valer sempre o lema da nossa bandeira: Ordem e Progresso”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores, José Dener, parabenizou as escolas pelas apresentações. Ele alertou para que a independência seja celebrada todos os dias com esse sentimento de emancipação.

Autor: Da redação com ascom/fotos: Fábio Oliveira