Desfile de 7 de Setembro destaca a Cultura Popular de Várzea Alegre

108

A cidade de Várzea Alegre reuniu mais de 32 instituições entre escolas das redes de ensino estadual, municipal e particular, grupamentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Civil, clubes de serviços e organizações não governamentais para o Desfile Cívico de 7 de Setembro em homenagem aos 196 anos de Independência do Brasil de Portugal.

Para o desfile deste ano, a Secretaria Municipal de Educação trabalhou o tema “Valorizar a história é fortalecer nossa cultura”.

Nos primeiros atos cívicos do Dia da Independência, o prefeito Zé Helder, o vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim, o presidente da Câmara de Vereadores Alan Salviano, hastearam as bandeiras do Brasil, do Ceará e de Várzea Alegre, em frente ao Paço Municipal Prefeito Francisco Hamilton Correia.

Depois formaram o palanque com a presença dos vereadores Dra. Luciana Rolim – Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dedé da Topik, José Dener, Kleiton do Bar e Professora Dedê, do Major Oliveira – Comandante da Polícia Militar, Francisco Horizonte – Tenente da Marinha do Brasil, e dos secretários Paulo Danúbio – Educação, Laura Maria – Assistência Social, Ivo Leal – Saúde, Antônio Gregório – Administração, J. Marcílio – Meio Ambiente, Cícero Izidório – Desenvolvimento Agrário, Dr. Hélio Batista – Coordenador de Cultura, Cícero Sousa – Coordenador de Esportes e Lazer e Ícaro Costa – Tesoureiro Municipal.

O prefeito Zé Helder, no discurso, pediu que o próximo presidente do país, devolva a independência do Brasil com mais investimento na educação, saúde e na geração de emprego e renda. Ele destacou que no seu governo, vem fazendo sua parte como administrador da cidade, juntamente com sua equipe.

Zé Helder mencionou os avanços na educação que no IDEB 2017, no 5º ano, Várzea Alegre já superou a meta de 2021. Em 2017, Várzea Alegre teve nota 5,6, batendo a meta de 4,9, quebrando a meta de 2021, que é 5,5 e que no ensino fundamental 2, correspondente ao 9º ano, a nota de Várzea Alegre foi 4,4, alcançando a meta.

Ele também deu destaque às ações do Governo Municipal com a reforma e ampliação de escolas, inauguração do CEI do Juremal, atenção aos serviços de creche, retomada do projeto de Escola em Tempo Integral, entrega de fardamento escolar, reimplantação do projeto Bom de Bola, Bom na Escola, retomada do PROERD, merenda de qualidade nas escolas, pagamento em dia dos servidores e especial dos servidores da educação, capacitação e treinamento dos profissionais da educação.

O tema

No desenvolvimento do tema, as escolas desfilaram a cultura popular com as quadrilhas juninas, o carnaval, a literatura varzealegrense, os costumes e a religiosidade, destacando personagens como o padre José Mota Mendes que completa neste ano 50 anos de formação sacerdotal e 78 anos de vida.

 Autor: Da redação com Ascom/Foto: Fábio Oliveira