Deputado Ivo Som prestigia a inauguração da Central de Atendimento do Programa Cuidar

165

“É uma ação inteligente do governo Anchieta e da primeira dama, Shéridan Anchieta”

O Governo do Estado de Roraima através dos projetos sociais desenvolvidos por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), vem sendo destaque e modelo para outros estados da federação.

O governador Anchieta Junior (PSDB) acompanhado pela primeira-dama Shéridan Anchieta, pelo vice-prefeito de Boa Vista, Marcelo Moreira (PSDB), pelo deputado Ivo Som (PTN), prefeitos, vereadores entre varias autoridades presentes.

Na manhã desta quinta-feira (27/06), por meio das secretarias da Promoção Humana e Desenvolvimento e do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), realizou, a inauguração de um espaço totalmente novo de atendimento a população da capital, a Central de Atendimento do Programa Cuidar, localizada na Avenida Ville Roy, n° 5867 – Centro, próximo a assembleia legislativa de Roraima-ALE/RR.

O deputado Ivo Som, aproveitou a oportunidade para visitar as dependências  do local e conversar. “Fico muito contente em poder prestigiar a inauguração da sede de um Projeto dessa envergadura, que traz ao coração de milhares de crianças e de suas famílias uma coisa que nunca pode faltar a todo ser humano: a alimentação na infância e a esperança. Parabéns governador Anchieta, primeira dama Sheridan Anchieta e todas as equipes envolvidas neste projeto extraordinário e modelo para outros estados.”, afirmou Ivo Som.

“O que estamos fazendo aqui hoje não é política, mas ação de governo…para beneficiar a população, independente de quem ele possa estar ligado” disse Anchieta.

“Estamos percorrendo os municípios do interior para garantir a participação das crianças, que se encaixam nos requisitos de inclusão no Cuidar. Vamos atender 10 mil crianças em Roraima, com idade entre seis meses e 3 anos, 11 meses e 29 dias, oferecendo um alimento rico em nutrientes e sais minerais, considerados essenciais no período da primeira infância”, disse Shéridan.

Cuidar no interior

Nos municípios do interior do Estado, a entrega do benefício será realizada a cada dois meses, ou seja, cada criança receberá oito latas de leite em pó, bimestralmente

O Programa – O Cuidar atende às orientações do Ministério da Saúde (MS) sobre o aleitamento materno exclusivo, em que a criança se alimenta apenas do leite da mãe até os 6 meses de vida. Após esse período, o programa oferece quatro latas de leite em pó, por criança, como complementação alimentar.

Porém, existem exceções, como é o caso de crianças órfãs ou filhos de mães com diagnóstico de vírus HIV. Estas recebem, desde o nascimento até os seis meses de vida, oito latas de leite. Após este período, a criança recebe 4 latas de leite, mensalmente, até atingir a idade limite do programa.

Estrutura da sede

A Central possui, ainda, estrutura para a realização de palestras educativas, informativas e cursos de qualificação profissional, que serão oferecidos, gratuitamente, às famílias das crianças beneficiadas pelo Programa.

Ascom/deputado Ivo Som/Foto: Yan Renato