Deputado Ivo Som cumpre agenda extensa em Rorainopólis e Caroebe

595

“Atitude e sabedoria são essenciais para vida pública”

O deputado Ivo Som (PTN), acompanhado do governador Anchieta Junior (PSDB), da primeira dama e secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento Shéridan Anchieta e do vice-governador, Chico Rodrigues (PSB), participaram do lançamento do programa Cuidar e de entregas de ambulâncias para o SAMU de Rorainopólis e Caroebe.

Na quarta-feira (03\07), As equipes iniciaram atendimento nas comunidades: Novo Paraíso, Martins Pereira, Nova Colina, Equador e no Jundiá.

Na quarta-feira e quinta-feira (04\07), o deputado Ivo Som participou do lançamento do programa, Cuidar programa de alimentação complementar por que seu filho merece crescer saudável, em Rorainopolis.  Além de garantir uma vida saudável para as crianças do programa cuidar, elas tiveram algumas horas de lazer com o grupo  Griart teatral. O evento aconteceu em dois lugares em Rorainopolis, na quarta feira na Praça dos Três Poderes e na quinta-feira, na quadra da Escola Estadual Padre Eugênio Passamai, onde aconteceram as inscrições.

Na ocasião Ivo Som emocionado com a felicidade das mães e das crianças. “é muito gratificante ver as famílias e suas crianças, brincando e com a garantia de serem beneficiadas com este extraordinário programa que é o Cuidar, aqui em Rorainopolis é mais uma grande conquista da primeira dama Shéridan Anchieta e da persistência do nosso governador Anchieta” destacou o parlamentar, com relação as ambulâncias o deputado Ivo Som foi taxativo. “Vão salvar várias vidas”

A dona de casa, cleidimar da Silva Oliveira, 31 anos, era só alegria. ”Tenho três filhos, dois vão ser beneficiados com o programa Cuidar, o Lucas Oliveira tem dois meses e Pamela Oliveira dois anos, os dois tomam leite, esse beneficio chegou na hora certa” disse Cleidimar, que destacou o trabalho da primeira dama Shéridan Anchieta, “Tenho acompanhado seu trabalho, agradecemos e esperamos que ela continue cada vez mais empenhada  nas causas dos mais carentes e do povo de Roraima” comentou Cleidimar.

A secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan Anchieta, fez um breve relato sobre o programa Cuidar. “Todo mês vai ter uma rotatividade de crianças” disse, “A família receberá o kit equivalente há um bimestre, ou seja, para as mães que possuem somente um filho cadastrado no Programa,  a criança receberá oito latas de leite em pó” explicou Shéridan. A entrega dos leites será no final deste mês.

Ambulâncias para o SAMÚ

O governador Anchieta Junior, entregou duas ambulâncias para o SAMÚ de Rorainópolis e duas para Caroebe. Na oportunidade Anchieta destacou o concurso publico para a saúde. “São 1.800 vagas, sendo 350 médicos, 600 enfermeiros entre outras funções oferecidas. Os aprovados terão que trabalhar no local que fez a inscrição” explicou Anchieta, que também prometeu a reforma geral do hospital de Rorainopolis. “acredito que ate outubro deste ano as reformas no hospital vão esta prontas, vamos equipa-lo, para ser referência na região sul do estado. Vou construir uma maternidade” destacou.

Programa Cuidar

Para o governador o programa Cuidar é um dos projetos mais importante do nosso governo. “Mais de 10 mil crianças no estado, é o momento em que elas precisam de uma alimentação mais saudável é garantir para essas crianças saúde, é uma dadiva de Deus chegar a todas as crianças” explicou Anchieta.

O PEOGRAMA – O Cuidar atende às orientações do Ministério da Saúde (MS) sobre o aleitamento materno exclusivo, em que a criança se alimenta apenas do leite da mãe até os 6 meses de vida. Após esse período, o programa oferece quatro latas de leite em pó, por criança, como complementação alimentar.

Porém, existem exceções, como é o caso de crianças órfãs ou filhos de mães com diagnóstico de vírus HIV. Estas recebem, desde o nascimento até os seis meses de vida, oito latas de leite. Após este período, a criança recebe 4 latas de leite, mensalmente, até atingir a idade limite do programa.

O kit do Cuidar é montado de acordo com a idade da criança. Para os beneficiários que têm entre seis meses e 2 anos e 11 meses, o leite oferecido é o adequado para atender as necessidades desta faixa etária.  Após esse período, a criança passa a receber outro tipo de leite, contendo a composição nutricional necessária para o desenvolvimento saudável até os quatro anos de idade.

Ascom\deputado estadual Ivo Som