Deputada Cida Ramos participa de Audiência Pública para discutir Programa Future-se do Governo Federal

658

A deputada estadual Cida Ramos (PSB/PB) participa, na próxima segunda-feira (12/8), de uma Audiência Pública para debater o projeto “Future-se”, apresentado pelo ministro da educação, Abraham Weintraub, e que na prática põe em risco a autonomia financeira das universidades federais, abrindo espaço para privatização desses estabelecimentos. A reunião acontece às 15 horas, no plenário José Mariz, na Assembleia Legislativa da Paraíba.

De acordo com a parlamentar, o projeto pretende retirar a responsabilidade do Estado em garantir os recursos necessários para manutenção do ensino superior, colocando em risco a educação pública, gratuita e de qualidade. “O Future-se coloca em risco a carreira pública de servidores federais da educação e estimula a concorrência perversa com novos ingressos pelo sistema de contratação privada, sem qualquer garantia ou estabilidade de emprego e reverte a democratização da universidade que permitiu nos últimos 15 anos a entrada de milhares de estudantes de segmentos historicamente excluídos, como pobres, negros, índios e mulheres”, justificou.

Cida Ramos que é professora de Serviço Social da UFPB destacou que a real intenção do Future-se é a venda e entrega do patrimônio para o capital financeiro. “Não podemos subestimar esse presidente e a sua equipe, mas eu afirmo que eles jamais terão a capacidade de luta e de mobilização do povo paraibano e brasileiro. A audiência pública que realizaremos é fundamental para possibilitarmos participação social, pois só assim garantiremos que direitos constitucionais conquistados sejam mantidos e respeitados”, frisou.

A Audiência Pública é uma proposta conjunta entre as deputadas estaduais Cida Ramos, Estela Bezerra (PSB) e o deputado Raniery Paulino (MDB).

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom