Demandas são debatidas entre Associação de Ciganos de Caucaia e técnicos da SDA

156

Na tarde desta terça-feira (26/12), representantes da Associação de Preservação da Cultura Cigana de Caucaia- (ASPRECCC) estiveram da sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário-SDA, para reunião com a coordenação técnica da SDA, com as seguintes pautas:

  1. Mapeamento das comunidades ciganas do estado do Ceará;
  2. Regularização de acesso a terra;
  3. Dia Nacional do Cigano – 24/05
  4. Ideias de Projetos;
  5. Pautas especificas da associação;

Durante o encontro, houve debate sobre os pontos da pauta e do atendimento, demonstração de interesse da SDA no alinhamento com o a ASPRECCC para buscar soluções inovadoras e envolver os Ciganos nas políticas pública do estado do Ceará, vem como a proposta de criação de agenda positiva sobre as demandas e as ações da entidade.

O Coordenador de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza – CODET, Eduardo Barbosa afirmou que a reunião foi muito proveitosa e dará encaminhamentos as demandas apresentadas.

Para o coordenador de Desenvolvimento Agrário – CODEA, Castro Júnior, “Que os projetos de étnico desenvolvimento darão sustentabilidade e visibilidade o povo Cigano de Caucaia” disse o coordenador.

Sobre os assuntos das pautas apresentadas, o presidente da ASPRECCC, o Calón Rogério Ribeiro, enalteceu o respeito dos técnicos com os ciganos e foi categórico ao definir a visão dos ciganos “O que queremos é garantir que as políticas públicas para os Ciganos sejam atendidas, conforme o decreto nº 6.040/2007, bem como assegura a Lei n º 11. 326 da Agricultura Familiar, com apoio da SDA vamos participar de alguns projetos pilotos, que serão de suma importância para o povo Cigano e para o estado do Ceará, com apoio da SDA” destacou o presidente.

Preconceito

O preconceito com os ciganos ainda é muito presente em nossa sociedade, pois o estereótipo a eles atribuído ao longo de sua presença no Brasil ainda não foi desmistificado, assim como aconteceu com outros grupos de minorias, como, por exemplo, negros, quilombolas, Índios, povos de terreiros e homossexuais.

Discussões e deliberações/ encaminhamentos da reunião

  1. Apoio logístico da SDA no mapeamento das comunidades; readequar ação no calendário de ações da SDA/ Elaborar cronograma de ação/ no levantamento das comunidades ciganas encontradas, aproveitar e realizar cadastros de DAPS (Declaração de Aptidão ao PRONAF), CADUNICO (cadastro Único de programas Sociais do Governo Federal), CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (registro geral) / Criar fica cadastral para ação especifica de mapeamento;

Responsável: SDA e ASPRECCC           

  1. No mapeamento das comunidades ciganas, analisar situação fundiária particular de cada comunidade, tempo de estadia na terra/situação da terra/ possibilidades de acesso a terra/ ver possibilidades dentro da legislação que existente;

Responsável: ASPRECCC e SDA

  1. Visibilidade do povo cigano e da etnia cigana a nível loca e estadual/ foi pensado dois ato: ação de visibilidade local: I Festa Cigana na Comunidade (elaborar projeto da festa – SDA) com apresentação da cultura cigana através da dança, artesanato, comidas típicas, tendas de leitura de cartas e mão/ produção de folders, banners, cartazes/ apoio e parceria; atividade institucional: audiência com o Governador, capacitações, e presença de ciganos de Caucaia e representantes de ciganos dos municípios mapeados (elaborar projeto – SDA);

Responsável: SDA e ASPRECCC.

  1. Projetos de Etno-desenvolvimento: Diversas parcerias de abrangência social, cultural, educativa, econômica, ambiental. Parceria da SDA na elaboração desse projeto. Projeto Piloto com 12 famílias ciganas em Catuana a ser apresentado ao FECOP/ Projeto: Meio Ambiente (Urbanização e vitalização do açude da Catuana), Esporte e Lazer (atividades esportivas no campo da Catuana), Economia e Geração de renda (feira do produtor/curso/capacitações); Cultura (oficina de dança cigana), patrimônio (recuperação de prédios públicos abandonados e revitalização de praças em Catuana); Saúde (Cuidado com a população cigana), educação (expansão da cultura cigana e de povos de comunidades tradicionais na escola);

Parceria: CODET – Prefeitura de Caucaia – ASPRECCC/ agendar reunião na 3ª semana de janeiro (15 a 19/01);

  1. Já foram contempladas nas pautas anteriores.

Presença:

Reunião com a diretoria da ASPRECCC e técnicos da SDA,

Data/hora: Terça-feira (26/12), às 14h30min,

Loca: SDA-CODET

Coordenadores: Secretaria de Desenvolvimento Agrário,

  • Eduardo Barbosa que está à frente da Coordenadoria de Desenvolvimento Territorial e Combate à Pobreza – CODET,
  • Castro Júnior, da coordenadoria de Desenvolvimento Agrário – CODEA.

Membros da Associação: Rogério Ribeiro – presidente; Maiara Nunes – Vice-Presidente; Renata Célia Oliveira – Secretária; Janiele Lucino – 2ª Secretária, Cleudo Rodrigues – Conselho Fiscal.

Autor/Fotos: ASCOM/ASPRECCC