Cras e Creas de Caucaia ganham brinquedotecas para promoção do desenvolvimento infantil

390

A Prefeitura está ampliando a atuação dos Cras e Creas de Caucaia. Os equipamentos [13, ao todo] contam agora com brinquedotecas, espaços onde são desenvolvidas atividades lúdicas com 342 crianças de até seis anos de idade e gestantes.

A sala possui brinquedos, livros, fantoches, jogos e tenda literária. Com isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) pretende fortalecer vínculos e o favorecer o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças.

Conforme a titular da SDS, Danielle Alexandre, com o projeto, “as futuras mães [dos grupos de gestantes] passam um período acompanhando as crianças que já fazem parte [dos grupos de convivência e do programa Mais Infância] para saberem a importância de os bebês interagirem e serem estimulados.”

Em 2019, a SDS vai equipar ainda mais as brinquedotecas e ampliar a interação delas com a comunidade do entorno dos Cras e Creas. “Recebemos recentemente tatames para serem instalados no chão. Queremos que os equipamentos estejam disponíveis às comunidades em horários alternativos”, analisa Danielle Alexandre.

Várias atividades já foram desenvolvidas para promover a integração entre as crianças. Ações como piquenique literário, tenda literária, sessão de filmes e momentos de leitura. Além disso, 2.000 exemplares de livros infantis foram distribuídos.

Telma Diógenes, subsecretária da SDS, ressalta que as salas são atraentes e apresentam de forma diferenciada um trabalho técnico. “Adquirimos instrumentos musicais para as crianças terem aula de música. O equipamento desenvolve um trabalho de humanização e lazer para atender às necessidades delas.”

CRAS Grilo
CRAS Sede
CRAS Planalto
CRAS Metrópole
CRAS Parque das Nações
CRAS Matões
CRAS Capuan
CRAS Guadalajara
CRAS Jurema
CRAS Araturi
CRAS Litoral
CREAS Sede
CREAS Jurema

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Ascom