Cras de Caucaia iniciam atividades do Colo de Mãe com 200 gestantes

68

Os 11 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) iniciaram as atividades deste ano com novos grupos de gestantes. Trata-se do projeto “Colo de Mãe”, cujo foco é o acompanhamento familiar de grávidas em situação de alguma vulnerabilidade, conforme prevê a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas).

A iniciativa é da Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS). Foram ofertadas 200 vagas para todos os Cras. Conforme a titular da SDS, Danielle Alexandre, o projeto representa uma garantia de direitos. “A atividade representa saúde, dignidade e respeito para os recém-nascidos em seus primeiros dias de vida”, ressalta a secretária.

As mães selecionadas têm no máximo cinco meses de gestação. Ao fim de seis meses, as participantes recebem um enxoval com itens de primeira necessidade para o bebê.

Os grupos de gestantes promovem palestras sobre pré-natal, alimentação, amamentação, primeiros cuidados com o bebê etc, além de oficinas socioeducativas de arte e artesanato, dinâmicas, brincadeiras e outras atividades que ajudam na construção de vínculos afetivos sólidos.

Autor: Da redação com ascom/foto: divulgação