Correios celebram Dia do Selo

411

Os Correios celebram hoje (1º) o Dia do Selo Postal Brasileiro. A data marca a ocasião em que entrou em circulação a primeira emissão postal brasileira, chamada de Olho de Boi, em 1º de agosto de 1843. Os selos tinham valores de 30, 60 e 90 réis.

O Brasil foi o segundo país do mundo e o primeiro das Américas a adotar o selo postal. Antes, o responsável pelo pagamento da postagem era o destinatário. Segundo os Correios, nos últimos anos, a produção de selos tem aumentado no Brasil. Em 2013, a tiragem de selos ficou em torno de 15 milhões de unidades, enquanto em 2014, foram 21 milhões.

Somente em 2015, já foram lançados 56 selos comemorativos, com tiragem de cerca de 40 milhões de unidades. Esse acréscimo de tiragem, segundo os Correios, deve-se às emissões especiais da Série Modalidades Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O último selo comemorativo dos Correios foi lançado esta semana, em Brasília, para a Campanha Coração Azul, de mobilização contra o tráfico de pessoas. Ele terá uma tiragem de 900 mil peças e custará R$ 3,25.

Autor: Andreia Verdélio – Agência Brasil/Foto: Internet Ilustrada