CORAL ARTCANTO – Adolescentes são beneficiados com retorno do programa

446

artcantoO coral ArtCanto, projeto social criado pela prefeita Teresa Surita e que estava com as atividades paralisadas há mais de um ano, foi reativado este mês. Atualmente, 100 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 15 anos, integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) fazem parte do programa que estimula o conhecimento por meio da arte.

O programa também foi regulamentado, garantindo o pagamento de bolsa no valor de R$ 180 aos seus integrantes, ajudando a complementar a renda das famílias. “É uma alegria retomar esse programa que beneficia crianças e adolescentes, proporcionando sua interação com a comunidade e seu desenvolvimento a partir da música”, afirmou a prefeita Teresa Surita.

Os ensaios do grupo são realizados as segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 20h30, na sede do CRAS Pintolândia, localizado na rua Carmelo, no Parque Germano Augusto Sampaio. A integrante do Peti, Isadora Rayane de Souza, 10, participa pela primeira vez do coral, e diz que aprende muito nas aulas e nos ensaios. “Eu sempre gostei de cantar e no grupo recebemos orientações sobre postura, como falar bem e tratar as pessoas com igualdade”, ressaltou.

A seleção dos participantes foi feita através de um teste vocal nos 11 núcleos do PETI. As crianças e adolescentes também recebem atendimento psicossocial e acompanhamento de um fonoaudiólogo. A atividade musical desenvolve a expressão corporal, a criatividade e a sensibilidade, contribuindo para a formação integral do indivíduo.

O coral ArtCanto trabalha a educação musical, através de técnicas vocais e ensina os participantes como trabalhar a respiração durante o canto. O repertório do grupo varia de músicas clássicas até as nordestinas e regionais. O estilo é o coro cênico, com mistura de coral, dança, teatro e o uso de instrumentos musicais.