Conviver e respeitar os Ciganos: Dia Nacional do Povo Cigano será comemorado nesta quinta-feira (24/05) em Caucaia

218

A Associação de Preservação da Cultura Cigana do Estado do Ceará- ASPRECCE, com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Caucaia, realiza nesta quinta-feira (24/05), o I encontro das comunidades tradicionais do Ceará, no CETREX/Caucaia, em comemoração o Dia Nacional do Cigano. Para isso, um decreto assinado em maio de 2006 pelo presidente Lula instituiu o dia 24 de maio como Dia Nacional do Cigano.

Para o presidente da ASPRECCE, o cigano calon, Rogério Ribeiro, o encontro “tem o intuito de resgatar, promover e difundir a cultura cigana, bem como a  visibilidade do povo calon” disse Ribeiro que acrescentou “ O Encontro busca fortalecer o intercâmbio entre as comunidades ciganas do Ceará e o acesso às políticas públicas. Com o tema “Preservar a cultura e resgatar as Tradições” concluiu

Os ciganos calons estão presentes em 36 municípios cearenses, e possuem uma população estimativa de 2 mil ciganos e  no Brasil cerca de  1.500 (hum milhão e quinhentos ciganos calons). Com estimativa de uma população de 69 mil ciganos calons espalhados em cidades do Nordeste

Local

O I Encontro das Comunidades Ciganas do Ceará será realizado nos dias 24 e 25 de maio, no CETREX, localizado no bairro Capuan, em Caucaia, e marca as comemorações pelo Dia Nacional do Cigano e de Santa Sara Kali (24 de maio).

Noite Cultural

Durante a noite, apresentação dos grupos de dança cigana, hino cigano,  fogueira, barracas com comidas típicas, leitura de mãos.

Autor/Fotos: Ascom/ASPRECCE