CONTROLE DA INFESTAÇÃO DO AEDES AEGYPTI É DESTAQUE EM CAUCAIA.

42

Conforme Levantamento rápido de índice, realizado em 41 bairros urbanos subdivididos em 14 estratos de localidades com a inspeção dos agentes de controle de endemias em 6.367 imóveis durante o período de (22 a 26/10) resultando em um índice de infestação de 2.30%, de acordo com a classificação do ministério da saúde, médio risco.

De acordo com avaliação do núcleo de controle de endemias e zoonoses os estratos se apresentam: 02 em baixo risco, 09 em médio risco e 03 em alto risco.

Ainda na avaliação os potencias criadouros do vetor transmissor das arboviroses se classificam: 1° lugar (tanques, tambores, cisternas); 2° lugar (vasos de planta e bebedouro de animais) 3° lugar (calhas e sanitários em desuso).

Em 2018, o município de Caucaia de maneira integrada vem continuamente investindo em ações de controle e combate ao AEDES AEGYPTI, gerenciado por meio do Comitê de Enfrentamento constituído órgãos da administração municipal e entidades parceiras com atuação social no município.

A partir de 13 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde convoca o Comitê de Enfrentamento para lançar o plano estratégico com foco na manutenção do controle das arboviroses no município.

Relação dos bairros com os maiores índices de infestação. Alto risco na circulação dos vírus das arboviroses.

Autor:  Da redação com Departamento da Vigilância a Saúde da SMS Caucaia.