Conselheiros municipais de Caucaia participam de curso de formação inédito

282

Mais de 30 conselheiros municipais de Saúde de Caucaia encerraram nesta quarta-feira (2/10) participação no primeiro curso de Formação para Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e foi promovido pelo Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau).

Os conselheiros discutiram o processo de construção das políticas públicas de saúde, a constituição do SUS, a participação popular e o papel dos conselheiros. “Nossa intenção é qualificar cada vez mais os braços que compõe a nossa gestão para deixar o trabalho realizado na saúde de Caucaia o mais claro e transparente possível”, afirma o titular da SMS Moacir Soares. “Confiamos no controle social”, acrescenta.

As rodas de conversa também contemplaram a importância da participação do conselheiro de saúde e da sociedade nos processos de formação da saúde municipal, a influência dos modelos de Estado e sociedade na saúde, a evolução das políticas públicas no Brasil e as diretrizes do SUS no que compete à participação da comunidade.

“Os conselheiros municipais serão multiplicadores dos conselheiros locais”, afirmou Irene Sousa, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caucaia. Ela se refere à estratégia criada pela atual gestão da SMS, que idealizou a criação de um Conselho Local de Saúde para cada uma das 47 Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) existentes no município.

Assim, haverá maior celeridade nos processos administrativos da saúde de Caucaia. “As reuniões descentralizadas acontecem mensalmente, sendo sempre indicada uma Uaps e, consequentemente, um conselho local. Saímos do espaço fechado e vamos pra comunidade com o objetivo de ouvir as necessidades e interagir com os conselhos”, finaliza Moacir Soares.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom