Conselheiros de Saúde de Caucaia discutem estratégias de promoção da 10ª Conferência Municipal

170

O Conselho Municipal de Saúde de Caucaia discutiu nesta segunda-feira (11/3) estratégias para a realização da 10ª Conferência Municipal de Saúde, a ser realizada nos dias 10 e 11 de abril. “O SUS é uma conquista nossa e temos o dever ético e moral de defendê-lo. Com isso, precisamos mobilizar a sociedade caucaiense para participar das pré-conferências e desse evento oficial em abril. Vamos levar as propostas defendidas nas pré-conferências”, declarou o presidente do colegiado, Maciel Andrade.

Secretário municipal de Saúde, Moacir Soares também se pronunciou sobre a importância do papel de cada conselheiro para o sucesso da realização dos eventos que consolidam o SUS. “A participação social e os movimentos sociais são matrizes da produção de saber. E estamos aqui para traçar estratégias para promover um evento apoteótico e que coloque Caucaia no topo do debate de um fórum político de saúde municipal”, disse o gestor.

A 10ª Conferência Municipal de Saúde acontecerá no convento das Irmãs Cordimarianas e terá como tema central “Democracia e saúde”. Antecedendo a etapa municipal, a SMS juntamente com o Conselho se prepara com a realização de pré-conferências, “momento de construção, avaliação e proposição no fomento de novas politicas de saúde, conforme demandas dos segmentos de usuários, profissionais de saúde, gestores e prestadores de modo a atender as necessidades da população para um SUS de qualidade e acesso a todos, além de garantir os direitos constitucionais da saúde pública”, sintetizou o coordenador de Endemias da SMS e secretário executivo do Conselho, Pires Sousa.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom