Congresso discute doenças cardiovasculares

671

133627_001Doença é responsável por quase metade de óbitos registrado no Brasil

A 23ª edição do Congresso Paraense de Cardiologia acontece em Belém nos dias 26, 27 3 28 de novembro. O tema ‘Humanizando o Coração’ vai abordar diversos aspectos das doenças cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares são responsáveis por quase 30% de todas as mortes registradas no País, no ano de 2012. Isso significa que mais de 308 mil pessoas vieram a óbito principalmente de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Estudos mostram que 60% dessas vítimas são homens, com média de idade de 56 anos. A alta frequência do problema coloca o Brasil entre os 10 países com maior índice de mortes por doenças cardiovasculares.

Essa doença afeta o coração e as artérias. “A principal característica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose, acúmulo de placas de gorduras nas artérias do coração”, explica a presidente da Sociedade Paraense Cardiologia.

No Pará, um trabalho educativo é realizado pela Sociedade Paraense de Cardiologia em escolas para levar conhecimento sobre as doenças cardiovasculares e como evitá-las.

Serviço: 

23ª Congresso Paraense de Cardiologia

Local: Hotel Crowne Plaza

Data: 26 a 28 de novembro