Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tem início em Caucaia

153

Caucaia recebeu nesta terça-feira (22/5) a abertura da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), realizada Colônia Ecológica Sesc Iparana. O encontro estadual, que tem o objetivo de promover nos participantes reflexões e pesquisas acerca das questões socioambientais, trouxe como tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”. Os vencedores que irão para a etapa nacional serão revelados nesta quarta-feira (23/5).

O Município de Caucaia participa com dois representantes: Escola Indígena Aba Tapeba, com o projeto “Jovens Vigilantes da Água” e a Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Flávio Portela Marcílio, com o projeto “Cuidar das nossas águas é tarefa de todos”. Os projeto escolhidos foram os de maior destaque nas fases regional e municipal.

Durante todo o dia, foram apresentados os projetos a serem votados pelos próprios alunos, a partir do conceito de que jovens educam jovens. Ao todo, participam 190 delegados de municípios cearenses, participantes da etapa estadual da CNIJMA, que foram recepcionados pela secretaria municipal de Educação, professora Lindomar Soares.

Da etapa estadual serão selecionados os 19 melhores projetos. A coordenadora da CNIJMA, professora Lindalva Costa, técnica da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), ressaltou que, independente do resultado, os delegados participantes da Conferência “já exercem em suas escolas e comunidades um papel de liderança em defesa da ecologia”.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Ascom