Com recurso do FNDE prefeitura de Iguatu inicia obra de nova creche

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O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos

A administração municipal de Iguatu inicia obra de uma creche Proinfância 01, com

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recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Já começaram os serviços preliminares da obra, tais como ligações de água e energia elétrica, para a instalação do canteiro de obras.

O prazo de entrega é de 12 meses e o valor da obra é de R$ 1.885.707,19.

 

De acordo como o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Idilvan Alencar, “O FNDE está empenhado em ajudar os municípios a alcançarem a meta número um do Plano Na

cional de Educação”, enfatizou.

A meta se refere a universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro e cinco anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até três anos até o final da vigência do plano, em 2020.

“Precisamos atender esses pais que trabalham fora e precisam deixar seus filhos na creche, a demanda aumenta a cada ano, por isso além do aumento de vagas nas creches já existentes, também vi que era necessária a construção de novas creches”

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Sobre o Programa

O governo federal criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), por considerar que a construção de creches e pré-escolas, bem como a aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional, são indispensáveis à melhoria da qualidade da educação.

O programa foi instituído pela Resolução nº 6, de 24 de abril de 2007, e é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.

Seu principal objetivo é prestar assistência financeira ao Distrito Federal e aos municípios visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da rede pública.

As unidades construídas são dotadas de ambientes essenciais para a aprendizagem das crianças, como: salas de aula, sala multiuso, sanitários, fraldários, recreio coberto, parque, refeitório, entre outros ambientes, que permitem a realização de atividades pedagógicas, recreativas, esportivas e de alimentação, além das administrativas e de serviço.

Entre 2007 e 2014, o Programa investiu na construção de 2.543 escolas, por meio de convênios e a partir de 2011, com sua inclusão no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC2), outras 6.185 unidades de educação infantil foram apoiadas com recursos federais, totalizando 8.728 novas unidades em todo o país.

O Programa repassa também recursos para equipar as unidades de educação infantil em fase final de construção, com itens padronizados e adequados ao seu funcionamento. Mais de 2.500 municípios receberam apoio do FNDE para compra de móveis e equipamentos, como mesas, cadeiras, berços, geladeiras, fogões e bebedouros.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro