Colheita de algodão do campo: Com apoio da à prefeitura de Várzea Alegre produtor rural colhe algodão

1019

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB) esteve acompanhando a colheita de algodão do campo experimental plantado no distrito de Canindezinho, na propriedade do produtor rural Fernando Gil. Estiveram com o prefeito os secretários Cícero Izidório (secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico) e J. Marcílio (secretário de Meio Ambiente).

Além da colheita, o algodão passou por beneficiamento e as sementes serão doadas, segundo o prefeito, aos produtores que se interessem pelo cultivo de algodão herbáceo. “As sementes serão adquiridas pelo município e serão doadas em quantidade suficiente para plantar uma área com até 40 hectares”, disse.

Para outros municípios, os produtores interessados podem comprar as sementes.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Econômico de Várzea Alegre, Cícero Izidório, disse que com a colheita estava se fechando um ciclo no projeto de revitalização da cultura do algodão e que não foram utilizados defensivos agrícolas no campo experimental. “É um algodão ecologicamente correto”, disse.

De acordo com Zé Helder, com a cultura do algodão é possível a volta do ciclo da produção algodoeira, fortalecendo a economia do município.

Zé Helder disse que o produtor Fernando Gil certamente estava feliz por ter acreditado no sonho, plantando e agora, colhendo o algodão.

Fernando Gil agradeceu o apoio da Prefeitura, da Embrapa e do professor Sebastião Cavalcante e da UFC pelo projeto de revitalização da cultura do algodão.

No Canindezinho foram plantados dois campos experimentais de algodão herbáceo, nas propriedades de Arimatéia de Oliveira e Fernando Gil.

 O projeto

A revitalização da cultura do algodão no Ceará é um projeto do curso de Agronomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em parceria com a Embrapa e com a Prefeitura Municipal. O Ouro Branco é uma iniciativa do professor Sebastião Cavalcante de Sousa e faz parte do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável do Cariri.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Augusto César