Cirurgias de catarata aumentam 70% em Caucaia

183

Após um primeiro ano de reestruturação do sistema local de saúde, a gestão municipal inicia 2018 colhendo frutos positivos e avaliando índices animadores. No ano passado, Caucaia aumentou em 70% o total de cirurgias de catarata no município. O procedimento, que é feito em duas clínicas oftalmológicas conveniadas à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi realizado uma média de 50 vezes ao mês em 2016. Já em 2017, o município alcançou uma média mensal de 120 procedimentos.

O incremento deu-se, em especial, por conta de investimentos oriundos da campanha estadual “Vida Nova” e de projeto federal de cirurgias eletivas, com contrapartida da Prefeitura.

Os recursos estaduais, da ordem de R$ 525 mil, foram essenciais para que o Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha realizasse, no ano passado, um total de 3.021 cirurgias eletivas, entre gerais e de traumatologia. No ano anterior, 2016, haviam sido apenas 2.308.

“Os recursos foram utilizados para o aumento das cirurgias no Hospital Municipal, como também nas clínicas prestadoras de serviços. Esse foi um compromisso da Secretaria de Saúde de investir nesses procedimentos”, explica a coordenadora da Auditoria da SMS, Ana Flávia Café.

“Estamos falando, por exemplo, de procedimentos como cirurgias de hérnias, vesícula, cirurgias traumatológicas e urológicas tais como próstata, vasectomia, fimose, hidrocele e muitas outras”, completa.

Ana Flávia Café pontua ainda que a expectativa é continuar ampliando a oferta. “Em 2018, estamos planejando aumentar esses valores, já que a campanha federal segue ativa.”

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Reprodução