Cinco mil alunos são beneficiados com programas de prevenção ao uso de drogas no Ceará

519

Despertar habilidades, estimular o pensamento crítico, desenvolver a autoestima, ampliar os conhecimentos sobre o uso nocivo de drogas lícitas e ilícitas para crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, seus familiares e comunidades é o que pretende a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), através do seu Sistema Integrado de Prevenção (SIP). Atualmente, a pasta desenvolve cinco programas de prevenção em dez municípios cearenses. As atividades são realizadas por profissionais de educação, saúde e assistência social.

As cidades beneficiadas são: Camocim, Sobral, Tianguá, Crateús, Quixeramobim, Iguatu, Juazeiro do Norte, Barbalha, Aracati e Caucaia. Também participaram das atividades profissionais convidados da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e da coordenadoria de gestão da articulação das políticas sociais da Vice-Governadoria do Estado.

Os programas são desenvolvidos em 52 escolas públicas, em forma de projeto piloto, até o final do segundo semestre letivo deste ano, atendendo estudantes dos ensinos Fundamental I e II e Médio. Além disso, estão sendo implantadas ações focadas em famílias, Organizações Não Governamentais (ONGs), associações e instituições de cunho comunitário.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, destaca que o SIP está atingindo, inicialmente, cerca de cinco mil alunos cearenses e quase 12 mil pessoas entre familiares, lideranças e membros de comunidades. A titular da pasta ressalta que as ações preventivas são pautadas em princípios éticos e pluralidade cultural, buscando a promoção da saúde física e mental, individual e coletiva e valorizando a integração socioeconômica e as relações familiares. A partir do desenvolvimento das atividades em cada município, a SPD promove monitoramento para mensurar a efetivação e os resultados alcançados.

SIP

O Sistema Integrado de Prevenção (SIP) é composto por cinco programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas desenvolvidos em escolas e comunidades cearenses. São eles: Jogos Elos, #Tamojunto, Fortalecendo Famílias, Juventude em Ação e Fortalecendo Minha Comunidade.

‘Fortalecendo Famílias” : O projeto acontece através de sete encontros semanais conduzidos por profissionais da assistência social e outros, que envolvem pais, responsáveis e adolescentes entre 10 e 14 anos de idade, criando um espaço reflexivo para desenvolver maneiras eficazes de comunicação e relacionamento. Também são abordadas iniciativas de desenvolvimento de habilidades sociais, promovendo a interação entre pais e filhos. A ideia é alcançar a redução da agressividade, do isolamento social e do uso e abuso de substâncias psicoativas, bem como obter a melhoria do rendimento escolar. A ação é voltada para famílias de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.

‘Jogo Elos’: Atua com crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I nas escolas públicas municipais. Eles aprendem a estimular o desenvolvimento de habilidades sociais, como autonomia, autocontrole, tolerância, além da criação de ambientes propícios para o aprendizado e a prevenção ao uso de drogas.

#Tamojunto: Mobiliza jovens da 7º série e 8º ano do ensino fundamental II da rede pública de ensino do Estado. São 12 aulas de atividades interativas que despertam habilidades e recursos específicos para que os estudantes possam lidar com influências sociais (amigos e outros), adquirindo conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde. O #Tamojunto também oferece oficinas para pais e responsáveis, entrelaçando a vida familiar com as práticas de prevenção.

‘Juventude em Ação’: É realizado em escolas, atingindo estudantes do ensino médio da rede pública do Estado. O projeto inclui a realização de rodas de conversa (Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa) que envolvem familiares e lideranças locais. O objetivo é alcançar a diminuição do número de usuários de substâncias psicotrópicas, socializando conhecimentos científicos integrados à vida cotidiana sobre as drogas e seus efeitos para a saúde. Além disso, busca fortalecer os laços familiares e comunitários.

RDSCN6029

‘Fortalecendo Minha Comunidade’: É voltado às entidades comunitárias que desenvolvem atividades na perspectiva da promoção de cidadania e prevenção do uso de drogas. O objetivo é apoiar técnica e financeiramente os projetos de iniciativas comunitárias a fim de reduzir os fatores de risco e fortalecer os fatores de proteção relacionados ao uso de drogas.

Todo o processo de formação desenvolvido pela SPD tem a supervisão da coordenadora do SIP, Miriam Rivalta Barreto. A Secretaria implanta os programas internacionais de prevenção Jogo Elos, #Tamojunto e Fortalecendo Famílias numa parceria com o Ministério da Saúde e Ministério da Justiça/Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Já os programas Juventude em Ação e Fortalecendo Minha Comunidade foram criados por iniciativa própria da SPD, com apoio do Governo do Estado.

 Autor: Ascom/Lena Ximenes