Ciganos na Visibilidade: Projeto que institui o dia da Etnia cigana no Estado do Ceará è lido em plenário

267

Na sessão plenária desta quinta-feira (17/05), foi lido o projeto de lei nº 118/18, de autoria do deputado Dedé Teixeira (PT), que institui o Dia da Etnia Cigana no Estado do Ceará, ser comemorado anualmente dia 24 de maio, data essa também que se comemora o dia nacional do cigano e de Santa Kali, protetora dos ciganos.

A justificativa do autor da matéria é a importância do reparo com o povo cigano mesmo que tímido. A informação que no Estado do Ceará registra 36 municípios cearenses com grupos de ciganos calons.

Há  presença cigana no Brasil desde 1574, quando da vinda do cigano João Torres e de sua família. Vítimas de preconceitos e mitos os ciganos sempre foram esquecidos pelas políticas públicas. Este é o momento de reconhecer a influência de tal grupo na formação da nossa identidade cultural e dar aos ciganos o respeito e tratamento digno a que fazem jus, como todo cidadão.

O presidente da Associação de Preservação da Cultura Cigana do Estado do Ceará- (ASPRECCE) o cigano Calón, Rogério Ribeiro, agradeceu ao deputado Dedé Teixeira pela proposta e o zelo que tem com os ciganos calons, “Vamos ter que ser tratado com mais respeito. Chega de sermos tratados como bandidos. Vamos aguarda os transmites do projeto, acreditamos que os nobres deputados iram se somar ao autor da proposta, e o projeto será aprovado por unanimidade, vale ressaltar que esta proposta será referência para outros estados que tem a existência de ciganos” disse Ribeiro que acrescentou “Os ciganos calons do Ceará, estão felizes, pois são medidas como está que nos fortalece cada dia” definiu.

Os transmites

Depois da leitura no Plenário, as matérias seguem para a análise da Procuradoria da AL. Em seguida, para as comissões técnicas da Casa. Se aprovadas, serão encaminhadas para votação no Plenário. No caso de projetos de indicação, por se tratar de sugestão, cabe ao Governo, se acatar, enviar as propostas em forma de mensagem para a apreciação da Casa.

Autor/Foto: Asprecce.