Ciganos e comunidade iniciam curso de Avicultura Básica nesta segunda-feira (14)

600

O Curso visa melhorar a produtividade do frango caipira a fim de gerar mais renda.

Resultados da parceria entre Associação de Preservação da Cultura Cigana do Estado do Ceará (ASPRECCE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/CE) e a Cooperativa de Trabalho para Prestação de Serviços e Assistência Técnica LTDA/ COCEPAT. Ciganos e a comunidade de Catuana farão o curso de avicultura básica (galinha caipira), que acontecera na sede provisória da ASPRECCE.

O curso será ministrado pelo Instrutor Raimundo Andrade que, com muita habilidade e responsabilidade técnica e profissional, desenvolvera atividades teóricas e práticas, de 14 a 17 de maio, com carga horária de 32 horas/aula.

De acordo com Raimundo Andrade “Nosso objetivo é melhorar a produtividade, condição sanitária, higiênica e o manejo das aves mudando hábitos dos produtores que já criam frangos caipiras”, disse o instrutor.

o presidente da ASPRECCE, o cigano calon, informou que alguns ciganos já criam aves , mas sem as técnicas corretas, ”Este curso vai nivelar a pratica e a teoria, com isso os participantes poderão constituir uma fonte de alimento saboroso e de alta qualidade e consequentemente aumenta sua renda” destacou Ribeiro.

Sobre o curso de avicultura básica os ciganos José Cleitor e Claudio Gomes, criam algumas galinhas, decidiram se aprimorar para aumentar as produções. “Quero aprender muita coisa que eu não sabia. Com o curso que vamos fazer nos dias 14 a 17, vou melhorar a estrutura do meu galinheiro e criar aves de mais qualidade”, comentou Gomes, para José Cleitor “Além do melhor manejo vamos melhora a qualidade da criação” disse Cleitor.

Avicultura Básica

Objetivo: Capacitar o produtor e/ou trabalhador rural com técnicas adequadas na criação de galinhas caipiras, contribuindo com isto na produção de ovos e carne.

Justificativa: A criação de galinhas além de constituir uma fonte de alimento saboroso e de alta qualidade protéica, também gera um produto de fácil comercialização, devido à grande procura pelos apreciadores dessa ave em qualquer época do ano. Esse fato influencia positivamente na manutenção alimentar e geração de renda.

Serviços

Curso: Avicultura Básica

Local: Sede da Asprecce

Bairro: Distrito de Catuana

Período: de 14 a 17 de Maio

Carga horária: 32horas/aula

Alunos: 20 (vinte)

Autor/ASPRECCE