Centro de Controle de Endemias e Atenção Básica de Iguatu realiza mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypt

149

Na manhã desta sexta-feira (12/4), a Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Controle de Endemias e Atenção Básica, realizou mutirão de visitas em pontos estratégicos de todos os bairros da cidade, com foco no controle da proliferação do mosquito Aedes Aegypti e prevenção de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, através de ações mecânicas diretas nas residências e terrenos baldios, bem como orientações às famílias quanto aos ciclos de reprodução do mosquito e eliminação de possíveis criadouros.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) são trabalhadores importantes dentro do Sistema Único de Saúde. Ambos trabalham com a comunidade da área, do bairro, da cidade ou da região rural para facilitar o acesso da população à saúde e prevenir doenças.

O ACS deve visitar regularmente residências e fazer registros da população, em relação a documentos básicos para o acesso aos serviços de saúde e em relação aos possíveis problemas de saúde que possam ser identificados na residência. Assim, o ACS deve orientar pessoas em relação à sua saúde, encaminhando ao posto de saúde ou outros locais de atendimento sempre que necessário.

O ACE promove ações de educação em saúde junto à comunidade e informa à população sobre os riscos das doenças. Além disso, o ACE também realiza visita aos imóveis e outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas; atua no controle de roedores e na prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas; e participa das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom