Centec inaugura novo laboratório de Design de Moda no CVT Horizonte

116

O Instituto Centec realizou na noite da última quarta-feira (04/04) a inauguração do novo laboratório de Design de Moda no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Horizonte. Os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece)​ e  tiveram custo aproximado de 45 mil reais. O novo espaço de capacitação é um dos 14 novos laboratórios que serão implementados em 10 CVTs ainda em 2018

​.“Este laboratório vem a somar os esforços do Instituto Centec e Governo do Ceará para a melhoria da capacitação tecnológica da população residente em Horizonte e em municípios vizinhos, fortalecendo novos empreendedores e gerando emprego e renda em áreas que já são vocação regional”, celebrou o diretor de Extensão Tecnológica do Centec Hermínio Lima.

Com este novo laboratório, e em conjunto com o de Corte e Costura,

implementado por meio de parceria com a Prefeitura de Horizonte, o CVT ofertará, gratuitamente, cursos de 160 horas aula e com foco em empreendedorismo, ética e cidadania. Os equipamentos de Design de Moda custaram cerca de 45 mil reais e, para adequação do espaço onde foi montado o laboratório, o Centec realizou uma reforma no sistema elétrico, pinturas e limpeza e impermeabilização das calhas.

Estiveram presentes, na inauguração, o secretário da Secitece, Inácio Arruda, o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Hermínio Lima, a gestora da Coordenadoria de Educação Profissional da Secitece, Neyla Menezes, o coordenador do CVT Horizonte, Maurício Pereira, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Vera Lúcia Bezerra, dentre diversas outras autoridades locais.

Sobre o CVT Horizonte

Desde 2002, o CVT do Instituto Centec

​ Promove, em Horizonte, cursos de formação inicial e continuada e extensão tecnológica nas áreas mais demandadas pela região, que são: indústria, cajucultura e serviços. O município abriga mais de 30 indústrias nos setores de calçados, têxtil e bebidas, sendo o 4º polo industrial do Ceará. Em Horizonte 78,96% do Produto Interno Bruto (PIB) é decorrente do setor industrial, e 15,05% do setor de serviços.

O CVT Horizonte atende, além da população de Horizonte, os moradores de municípios circunvizinhos como Itaitinga, Chorozinho e Pacajus. A unidade do Centec possui sala de videoconferência, laboratórios de informática, ciências (física, química e biologia) eletromecânica, de corte e costura e, agora, o recém-inaugurado laboratório de Design de Moda.

Mais notícias do Centec

Centec promoverá capacitação no novo Centro de Tecnologia Mineral do Cariri

O Centro de Tecnologia Mineral do Cariri (CTMC), que será inaugurado no dia 5 de abril, às 16h, em Nova Olinda, contará com a parceria do Instituto Centec na área de qualificação profissional. A nova unidade tecnológica de beneficiamento da Pedra Cariri agregará valor e competitividade à Pedra Cariri proveniente das jazidas de Nova Olinda e Santana do Cariri. A solenidade de inauguração contará com a presença do secretário da Casa Civil, Nelson Martins; da Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda, e do presidente do Centec, Silas Alencar.

CVT Limoeiro do Norte será reformado em convênio com a Secitece

O secretário da Secitece Inácio Arruda assinou, na quarta-feira (04), ato para formalização de convênio para viabilizar reforma do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Instituto Centec em Limoeiro do Norte.

Centec e UTD: concludentes participam de cerimônia de entrega de certificados

Em solenidade realizada na última terça-feira (03), 650 estudantes receberam seus certificados pela conclusão de cursos em Tecnologia da Informação e Comunicação ofertados através de parceria entre o Instituto Centec, Universidade do Trabalho Digital (UTD) e Secitece nos últimos cinco meses. A capacitação busca preparar os participantes para o mercado de trabalho, por meio da inclusão digital de jovens, adultos e pessoas com deficiência visual.

Autor: Da redação com Caroline Avendaño/Foto: Divulgação