Ceará conhece práticas nas áreas de saúde, segurança e ressocialização no Piauí

1007

A secretária de Justiça e Cidadania do Ceará, Socorro França, visitou o Piauí para conhecer práticas desenvolvidas no Estado.

 A secretária de Justiça e Cidadania do Ceará, Socorro França, visitou o Piauí para conhecer práticas desenvolvidas nas áreas de saúde mental, segurança e ressocialização no Estado. A gestora foi recebida pelo governador Wellington Dias, o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, o secretário de Estado da Segurança do Piauí, Fábio Abreu e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Erivan Lopes.

França visitou, no dia 7 de agosto, a Casa de Detenção de Altos, onde conheceu o trabalho na parte de segurança e humanização. No dia 8, a secretária de Justiça e Cidadania conheceu o Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu, residência terapêutica do Estado e práticas na área de saúde prisional na Penitenciária Irmão Guido.

“Tivemos contato com a bela unidade prisional de Altos, que trabalha de forma humanizada e é excelente em termos de segurança. E também fomos informados de que o Piauí está conseguindo, com êxito, dar o tratamento a pessoas com transtorno mental, inclusive advindas do sistema prisional. Vamos copiar essa prática no Ceará”, pontua.

O governador Wellington Dias observa que o Brasil deve cada vez mais atentar para questões de segurança e justiça. “Cada vez que eu vou a um país, eu procuro ver algumas áreas e essas do sistema de segurança, do sistema presidiário, por exemplo, têm uma forte presença da União, do Governo Central, do Governo Federal”, pontua.

O chefe do Executivo Estadual analisa como relevante a colaboração entre Piauí e Ceará. “Esse intercâmbio é fundamental. O Ceará tem uma experiência muito boa, acabou de aprovar uma legislação para instalação de empresas próxima à presídios, voltadas para vagas com presidiários”, assinala Dias.

O secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira, também destaca a importância da visita da secretária Socorro França e que o Piauí tem práticas eficazes a exportar para os outros estados. “Compartilhamos com a secretária as experiências do Piauí na área de saúde mental no sistema prisional, segurança e recebemos ideias importantes do Ceará que podem ser desenvolvidas aqui”, ressalta.

A secretária de Justiça e Cidadania do Ceará e as equipes das secretarias de Justiça e Saúde do Estado também se reuniram com o presidente do Tribunal de Justiça, Erivan Lopes, e o juiz da Vara de Execuções Penais de Teresina, José Vidal de Freitas, para tratar sobre práticas que têm colaborado para melhorar o sistema de justiça estadual.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Sejus