Caucaia vai sediar VIII Jogos dos Povos Indígenas do Ceará

211

Reconhecida como um dos maiores berços indígenas do Ceará, Caucaia sediará a oitava edição dos Jogos dos Povos Indígenas do estado. Os últimos detalhes do torneio, que ocorrerá de 20 a 23 de setembro, foram acordados nesta sexta-feira (14/9) entre o prefeito Naumi Amorim e o secretário estadual do Esporte Euler Barbosa.

O campeonato buscará a integração das comunidades para promover o intercâmbio cultural, esportivo e de lazer como forma de resgatar modalidades tradicionais. A ideia é que os jogos possibilitem o fortalecimento da cidadania e da identidade étnica, contribuindo para o reconhecimento dos indígenas pela sociedade.

Para Naumi, a competição une a população e estimula o esporte nas comunidades. “É uma honra Caucaia receber este tipo de evento. Apoiamos integralmente porque ele fortalece a nossa cultura nativa e incentiva práticas tradicionais.”

Dezoito delegações vindas de 18 municípios participarão dos Jogos Indígenas. Serão, ao todo, 13 etnias de todo o Estado no evento: Tremembé, Anacé, Tapeba, Pitaguary, Potyguara, Kanindé, Tupinanbá, Gavião, Tabajara, Kalabaça, Kariri, Tapuya-Kariri, Tubiba-Tapuia.

Euler Barbosa disse que a expectativa desta nova parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Caucaia vai possibilitar um novo olhar para o esporte. “Vamos ter comunidades indígenas de todo o Estado neste importante encontro cultural, além de diversificarmos cada vez mais a questão do esporte.”

A abertura está programada para as 19 horas do próximo dia 20, na praça do Anfiteatro, no Centro de Caucaia. Já os jogos serão disputados na área de lazer da Lagoa do Capuan, no Centro de Ensino em Treinamento e Extensão Rural (Centrex). E também no Campo do Pedreira e no Campo do Pedreirinha, também localizados na região do Capuan.

SERVIÇO
VIII Jogos dos Povos Indígenas do Ceará
QUANDO: de 20 a 23 de setembro.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Ascom/divulgação