Caucaia vai promover capacitação para dentistas

60

No próximo dia 21, os dentistas que atuam na Atenção Primária à Saúde de Caucaia vão receber uma capacitação especial para estratificação de risco de gestantes. Os 43 profissionais ficarão imersos em um dia de atividades promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde(Sesa).

Voltado exclusivamente aos municípios que compõem a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, o evento é uma iniciativa do Projeto QualificaAPSUS. “A ideia central da estratificação é identificar pacientes que precisam de maior cuidado e oferecer os serviços necessários. É um dos desafios e metas da gestão trazer a Odontologia para dentro do projeto Humana Luz”, contextualiza o membro do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da SMS, dentista Emanuel Morais.

Segundo ele, o profissional da Odontologia também tem papel importante na estratégia de humanização dos cuidados às gestantes adotada pelo município. Esta, no entanto, não é a primeira formação dos servidores no que diz respeito ao tema.

Em maio, a SMS promoveu um módulo de oito horas vinculado ao processo de estratificação e ao projeto Humana Luz. “Além disso, em breve, vamos ofertar uma capacitação com um total de 80 horas a esses profissionais da APS”, garante a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Samara Gadelha.

 Autor: Da redação com Ascom/Foto: Divulgação