Caucaia sem coleta de lixo: Empresa faz paralisação do serviço sem comunicar a Gestão Municipal

318

A coleta de lixo será feita pela SPSPTrans.

Em vários bairros  a coleta de lixo ficou precária e a coleta não foi mais feita com regularidade, e começa acumular nas ruas. O resultado é esse: um quadro de completo desleixo com o visual da cidade.

Muitas calçadas ficam tomadas pela sujeira e sobras de variados produtos que deveriam ser adequadamente armazenados.

Somente a prefeitura de Caucaia não vai resolver o problema da cidade suja. É preciso conscientização em não depositar os sacos de lixo mal acondicionados e em dia que não está programada coleta. Sem esses cuidados e menos pressa dos funcionários da limpeza pública, não vai mudar o cenário nada recomendável, principalmente nos finais de semana.

Mau exemplo

Em meio ao caos ocasionado pela suspensão da coleta de lixo, sobra “puxão de orelha” também para aqueles que se aproveitam da situação e agravam ainda mais o problema.

E pior que tem gente que de vez contribuir atrapalha. Já tá vendo que a situação está difícil e joga lixo em qualquer lugar.

Sugestão

Um trabalho de orientação, porta a porta, solicitando que os moradores e comerciantes só coloquem o lixo na calçada nos dias e no horário em que passa o caminhão coletor;

Implantar o Programa Lixo Zero nos bairros;

Blitz, verificando e multando quem coloca o lixo fora dos dias e do horário estabelecidos.

Nota Oficial: Sobre o serviço de coleta em Caucaia.

A Prefeitura de Caucaia informa que já está tomando todas as providências cabíveis para a efetiva limpeza das ruas e logradouros do Município. A partir desta quinta-feira (23/11), a Secretaria de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) inicia um mutirão emergencial de coleta.

A medida é necessária em decorrência da paralisação do serviço por parte da empresa responsável. Interrupção essa que ocorreu sem qualquer comunicado prévio à Gestão Municipal. E que tem gerado prejuízos incalculáveis ao bem-estar do povo caucaiense e riscos à saúde pública.

 

Pelo zelo que a atual administração de Caucaia tem ao dinheiro público, a Prefeitura iniciou auditoria interna nas faturas apresentadas pela empresa. A Gestão Municipal entende que os valores cobrados pelo serviço de coleta são exorbitantes. Estão bem mais elevados do que o projeto contratado permite. Outras possíveis irregularidades na execução do contrato estão sendo apuradas.

Seria, portanto, irresponsável por parte da Prefeitura executar pagamentos sem a devida cobertura contratual e/ou legal. Logo, enquanto os trabalhos de auditoria estiverem em andamento e o impasse não for solucionado, a coleta de lixo será feita pela SPSPTrans.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro