Caucaia Selo Unicef:Primeiros 16 integrantes dos Nucas tomam posse

78

Na tarde desta quinta-feira (12/4), o pátio da Escola Mirian Pontes Jucá, na localidade de Curicaca, se encheu de festa com a posse dos 16 primeiros membros dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas) de Caucaia. A ação faz parte do Projeto Xodó, mobilização da Prefeitura para o município ganhar o Selo Unicef.

Os jovens foram escolhidos por diretores e coordenadores escolares. Serão, ao todo, 83 estudantes da rede municipal de ensino compondo cinco Nucas. Os 16 integrantes empossados hoje representam a região Praia/Garrote e são oito garotos e oito garotas com idade entre 12 a 17 anos.

Conforme a articuladora do Selo Unicef em Caucaia, primeira-dama Erika Amorim, é importante evidenciar e parabenizar o envolvimento das escolas que se dedicaram para servir, dar o melhor de si e contribuir com a sociedade. “Nós não conseguimos construir e fortalecer um trabalho sozinhos. A união faz a força. Queremos que seja tudo especial com os Nucas sendo proativos e que envolvam também as famílias, a escola e toda a sociedade.”

O coordenador da Escola Helena de Aguiar, localizada no Cumbuco, Carlos Nascimento, onde o Nuca Praia/Garrote terá ponto de apoio, acredita que a representatividade do grupo vai significar aprendizado para os mais jovens. “Nós teremos que dar toda a força e tudo o que temos para representar bem o projeto. Estamos localizados no Cumbuco, mas representamos todo litoral.”

Para a estudante Kauany Gomes Duarte, todos os 16 escolhidos estão animados com a consolidação das atividades dos Núcleos. “Nós queremos que todos respeitem a diferença um do outro. Eu respeito as suas diferenças e você respeita as minhas. É desta forma que as escolas, nossas ruas, nossos bairros e nossa cidade serão transformados. É uma grande união entre os jovens e os adolescentes.”

Tomaram posse Nayara Kelly de Sá Nojosa, Lorena Alves Carneiro, Kauany Gomes Duarte, João Pedro da Silva Alcântara, Francisco Patrício Silva de Lima, Francisco Igor Oliveira Rodrigues, Daniel Ferreira Matos, Ana Karolina Miranda de Andrade, Maria Thayná Soares Ferreira, Kaylane Brito Nojosa, José Armando de Araújo da Silva, João Marcos da Silva Rocha, Francisco Kevin da Silva de Nojosa, Francisco Gabriel Fontenele de Araújo, Chiara Raissa Bertuleza de Oliveira e Ana Adeline Augusto de Lima.

SELO UNICEF
É uma certificação expedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância a gestões municipais brasileiras que reduzem desigualdades e garantem direitos de crianças e adolescentes. Os Nucas serão espaços fundamentais de exercício da cidadania juvenil.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Ascom