Caucaia Selo UNICEF: Último dia de capacitação de adolescentes aconteceu sábado (30)

105

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef em Caucaia promoveu neste sábado (30) o último dia de capacitação dos alunos da rede municipal de ensino integrantes dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas). Os trabalhos acontecerão no Centro Municipal de Formação e Avaliação (Cemfa), na Tabuba, durante todo o dia.

Este será o terceiro sábado seguido que os 83 jovens participarão de capacitações promovidas pela Prefeitura. Com isso, eles recebem orientações sobre áreas estratégicas para o pleno funcionamento dos Nucas de Caucaia. Estarão em pauta desta vez: a cultura de paz e a elaboração de projetos exigidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Em sábados anteriores, os adolescentes inteiraram-se do funcionamento da máquina pública, receberam dicas para a execução de projetos de comunicação e marketing e conheceram a atuação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

A partir de agosto, a Comissão Intersetorial promoverá capacitações itinerantes nas sedes dos Nucas. A primeira etapa contemplará os temas Saúde e Educação. Em setembro, os jovens discutirão Social e Segurança.

Caucaia tem a maior rede de Nucas do Ceará. São, ao todo, cinco unidades: Sede, Jurema, Praia/Garrote, BR-020 e BR-222. Os núcleos foram criados como parte da mobilização para o município ganhar o Selo Unicef, uma certificação internacional concedida somente a prefeituras que reduzem desigualdades e garantem direitos de crianças e adolescentes.

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Rogério Ribeiro