Caucaia se prepara para eleição do Conselho Municipal de Saúde.

107

A partir desta sexta-feira (5/1), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) dará início ao processo eleitoral relativo ao biênio 2018-2020. Conforme edital de convocação publicado no Diário Oficial do Município, serão eleitos titulares e suplentes representantes dos segmentos de usuários do Sistema Único de Saúde, profissionais da área, gestores e prestadores de serviços.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dará suporte à organização e condução de todo o processo. “A impulsão do controle social na gestão da Saúde está em evidência, pois permeia a discussão com a participação popular combinado com a territorialização na atenção primária fortalecendo o processo de construção democrática e estreitando vínculos entre a comunidade e os profissionais”, destaca o secretário executivo do CMS, Francisco Pires.

Para a composição da nova mesa, serão promovidas assembleias ao longo de todo o mês. A primeira delas ouvirá a categoria dos agentes de controle de endemias nesta sexta-feira, a partir das 8h30, na Casa do Agente Comunitários de Saúde. A partir do dia 15, a população também poderá participar, seguindo calendário já divulgado pela SMS.

“Vale lembrar que o controle social em Caucaia tem passado por um processo de revitalização com a valorização dos movimentos populares, associações comunitárias e demais atores do contexto, a partir da instalação de 47 Conselhos Locais de Saúde”, completa Pires.

 

SERVIÇO

Calendário de assembleias para eleição do Conselho Municipal de Saúde

 

Segmento Usuários

15/01 – Etnia Tabeba (14h, no Conselho Local Indígena);

16/01 – Etnia Anacés (14h, em local a definir);

17/01 – Sindicato dos Trabalhadores Rurais (14h, na Sede das Endemias e Zoonoses);

17/01 – Sindicato dos Servidores Públicos (14h, em local a ser definido);

24/01 – Eleições Distritais – Representantes dos Conselhos Locais de Saúde da Grande Jurema – Distritos IV, V e VI (08h30, no Auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias);

24/01 – Eleições Distritais – Representantes dos Conselhos Locais de Saúde do Distrito I (14h, na FATENE);

25/01 – Eleições Distritais – Representantes dos Conselhos Locais de Saúde da região das praias – Distrito II (14h, no Icaraí Club).

Autor: Da redação com Ascom/Foto: Divulgação