CAUCAIA FAZ BONITO: Semana de conscientização contra abuso e exploração movimenta o Centro

137

Quem circulou hoje pelo Centro do município encontrou uma blitz educativa em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado 18 de maio. Ali, a Prefeitura de Caucaia, por intermédio das secretarias de Desenvolvimento Social (SDS), Saúde (SMS) e Educação (SME), realizou abordagem educativa e distribuição de panfletos, sensibilizando pedestres e motoristas sobre a urgência da campanha e da mobilização de todos.

“Quando tratamos desse assunto os dados são assustadores, principalmente porque percebemos que na maioria massiva das ocorrências o abusador está dentro de casa”, alerta o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), professor Evando de Sousa. Segundo ele, é importante trabalhar desde cedo a temática, sensibilizando principalmente os alunos, para que eles se tornem multiplicadores.

Um dos principais pontos discutidos na mobilização é o canal de denúncias Disque 100. Por meio de uma ligação, a população pode contribuir para fazer a diferença na vida das crianças e adolescentes do município. Além de gratuita, a ligação é anônima.

Curiosa pelo panfleto que recebeu, a dona de casa Maria Ione, do Itambé, reforçou a necessidade de mobilizações como essa. “Sempre digo que não podemos perder nossas crianças de vista, ter sempre por perto. Uma campanha dessa é bom porque chama ainda mais nossa atenção pra ter cuidado com a vida deles. É nossa missão”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO INTENSA

Nesta terça-feira (15/04), a mobilização será realizada na Praça da Câmara, com apresentação de teatro dos alunos da Escola Dona Lavínia sobre o tema. No dia seguinte, quarta-feira (16), ocorre panfletagem simultânea no Mercado Municipal e no Mercado da Jurema. Na quinta (17), a campanha vai até o Litoral, com uma grande mobilização no Cumbuco. Encerrando a semana, a sexta-feira (18), o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será marcado por uma palestra do presidente do Comdica, professor Evando de Sousa.

Além das blitze, a programação conta com atividades nos diversos equipamentos do município, como os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), o Abrigo Domiciliar e as escolas municipais.

Confira a programação completa:

15 de maio

  • Panfletagem na Praça da Câmara, com apresentação de teatro dos alunos da Escola Dona Lavínia sobre o tema (Praça Fausto Sales, Centro – 8h)
  • Palestra com exposição de vídeo no CRAS Sede (Rua José de Pontes, s/n – 13h) e no CRAS Parque das Nações (Rua 09, nº 130 – 13h30)

16 de maio

  • Panfletagem no Mercado Municipal e no Mercado da Jurema (8h)
  • Palestra com exposição de vídeo na Escola Helena de Aguiar Dias (Rua Almirante Jaciguay nº 1945 – 9h e 13h) e no CRAS Metrópole (Rua 127, n° 188 – 13h30)

17 de maio

  • Panfletagem no Cumbuco (13h)
  • Palestra com exposição de vídeo na Escola Flávio Portela Marcílio (Rua 05, nº 23 – 9h e 13h)

18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

  • Palestra Professor Evando na Escola Helena de Aguiar Dias, no Cumbuco (Rua Almirante Jaciguay nº 1945 – 9h

 Autor: Da redação com Ascom/Foto: Ascon