Caucaia é o primeiro município do Ceará a lançar o PAA 2019

69

Caucaia é a primeira cidade do Ceará a iniciar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2019. O lançamento aconteceu nesta quarta-feira (22/5) no salão do Grêmio de Recreio e Estudos do município.

Ao todo, os 144 produtores cadastrados vivem em 21 localidades e serão beneficiados com os R$ 350 mil destinados ao projeto. Quarenta e três entidades públicas e da rede sócio ambiental estão asseguradas com os alimentos produzidos pela agricultura familiar caucaiense.

Para a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), Danielle Alexandre, o PAA tem sido uma importante ferramenta no fortalecimento da agricultura familiar. “Muitas famílias têm sua renda daí. As 144 famílias promovem nas 43 entidades socioassistenciais uma alimentação saudável e uma nutrição adequada. O selo orgânico também é outra conquista para os 66 produtores, com procedência adequada e excelência na produção destes alimentos”, explica.

Conforme a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional de Caucaia, Joselina Lima, 2018 foi um ano difícil para todos os produtores. “Agora tivemos muitos avanços e os maiores contemplados são os agricultores. Procuramos fazer sempre o melhor para todos.”

Segundo o coordenador do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Nonato Sousa, o PAA é um grande reforço da agricultura familiar. “Setenta por cento da produção do campo vem da agricultura familiar. Que o PAA não se acabe no Brasil.”

Liliane Bernardes, produtora da região dos Matões, estava feliz pelo início do PAA. “Dependemos muito deste programa. Produzimos e a nossa satisfação é que este programa seja duradouro. Só temos a agradecer por este início e podermos escoar estes produtos para Caucaia.”

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom